Nem sempre é fácil a vida no mundo corporativo, particularmente nos tempos atuais de globalização e de acirrada concorrência. Para ajudar as pessoas a enfrentar um dia a dia estressante, o comunicador e administrador Mario Enzio lança o livro 'O profissional zen', publicado pela Editora Vida & Consciência, em que apresenta uma síntese de ensinamentos de motivação pessoal, liderança e comportamento social.
Ordenado de forma lógica e sequencial, a obra oferece um conjunto de técnicas humanistas, de sensibilidade e intuição, a quem quiser ser um empreendedor com ética nos negócios e na vida pessoal. O ponto de partida é ser um executivo zen: uma pessoa sem estresse, centrada e equilibrada, sem perder de vista o sucesso profissional.
Sua proposta é experimentar a prática de determinadas atitudes e posturas, que despertam áreas dormentes do cérebro. O processo de busca de harmonização ajuda a desenvolver a sensibilidade para tratar as questões internas e externas, bem como a interagir e a se posicionar num ambiente altamente competitivo — com redes sociais e mercadológicas —, onde lidar com as questões do cotidiano não significa ser apenas bem-sucedido, mas também bem resolvido.
O profissional zen não é desligado. “É equilibrado”, afirma Enzio. Segundo o autor, é preciso incentivar a confiança mútua entre os membros da equipe, buscando a compreensão dos colegas para superar os obstáculos diários. “Ser zen é estar com o pé no chão e ligado com tudo que acontece, pensando com o coração e agindo com a mente”, explica.
O livro de Mario Enzio destina-se, portanto, não só a empreendedores ou executivos, mas a todos os que se dedicam a alguma atividade laboriosa e que buscam realizá-la com prazer, sentindo-se feliz, sendo e “estando” um bom profissional zen.