PDF - O Rei Dos Jagunços De Manuel Benicio
Manuel Benício foi correspondente do Jornal do Comércio no conflito de Canudos (1897). De lá, enviou relatos dos combates durante um mês. A acidez de suas críticas à condução da guerra e o viés de simpatia aos jagunços seguidores de Antônio Conselheiro ficam claros em seus escritos. Dois anos após o término do conflito, o jornalista publicou O Rei dos Jagunços, em que apresenta crônicas escritas no “calor da hora” sobre o conflito, procurando mostrar o lado não glorioso da guerra, num tom vibrante e emocionado. Este livro traz a reprodução da obra de Benício, acompanhada de um estudo introdutório e notas de Sílvia Azevedo, que acrescentam novas informações a esse episódio tão importante de nossa história.
O Rei dos Jagunços
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para O Rei dos Jagunços (1)
ver mais
É um livro muito interessante e também desconhecido, que fala sobre o episódio de Canudos de maneira informal e até romantizada, diferenciando-se nisso do famoso "Os Sertões" de Euclides da Cunha. Informação importante: "O rei dos jagunços" foi publicado em 1899 (dois anos antes da publicação de Euclides, em 1902) e o autor, Manuel Benício, foi também militar e jornalista correspondente no campo de batalha.
Pelo que entendi, o relato de Benício não foi tão bem aceito como o de Eucli...
leia mais