Narizinho tem sete anos e é morena como jambo. Emília, a boneca de pano feita pela Tia Nastácia, acaba se tornando uma boneca falante e espevitada após engolir uma pílula mágica. Pedrinho, primo de Narizinho, mora em São Paulo com a mãe, mas adora vir passar as férias no Sítio do Picapau Amarelo, propriedade da sua avó, Dona Benta, que é exímia contadora de histórias. Esses são alguns dos personagens que têm, há quase um século, habitado o imaginário popular de muitas das crianças brasileiras, e também dos adultos que ainda não se esqueceram da sua criança interior.
Em 1920, Monteiro Lobato publicou "A menina do narizinho arrebitado", o primeiro livro infantil do Brasil. Lançado em plena época de Natal, logo se tornou um fenômeno editorial. Nesse livro surgiram os personagens citados acima, que foram mais tarde reaproveitados em "Reinações de Narizinho" (1931), uma versão ampliada de "A menina do narizinho arrebitado" e de muitos outros contos infantis escritos por Lobato na década de 20. Em 1933, surgiu "Novas reinações de Narizinho", contando mais aventuras dos personagens do Sítio. Nos anos 1940, "Reinações de Narizinho" e "Novas reinações de Narizinho" foram unidos num único livro, sendo este o primeiro volume infantil das Obras Completas de Monteiro Lobato: é esta, precisamente, a edição que você tem em mãos.
O Sítio do Picapau Amarelo também se tornou um grande sucesso na TV Globo em séries e desenhos animados, desde 1982. Assim, muitos de vocês provavelmente já conhecem Narizinho, Emília e Pedrinho. Em 2019, com a obra de Monteiro Lobato adentrando o domínio público, surgiu esta oportunidade para que ela pudesse chegar até vocês com preço mais acessível. Portanto, não percam a oportunidade de ler esta que é a primeira e até hoje a mais importante obra da literatura infantil brasileira.
O editor.
[versão em e-book disponível na Amazon]