Este livro essencial traz um alerta: é preciso reinventar o sistema de criação e extração de valor nas economias modernas se quisermos garantir um capitalismo que funcione para todos nós.
Denúncia contundente do atual sistema financeiro global, este livro examina com rigor a maneira como o valor econômico foi atribuído ao longo da história e revela como a teoria econômica falhou em definir com clareza a diferença entre produção e apropriação de valor. Mariana Mazzucato argumenta que essa distinção cada vez menos nítida vem permitindo que certos atores econômicos se movimentem predatoriamente em torno de um valor existente ou, pior ainda, o destruam.
A autora lança mão de alguns estudos de caso para mostrar como as noções nebulosas de valor criam confusão entre conceitos básicos, recompensam apropriadores e distorcem as métricas de crescimento e do PIB. Nesse processo, a inovação é prejudicada, fazendo aumentar a desigualdade ― e reacendendo um debate há muito necessário sobre o tipo de mundo em que de fato queremos viver.
“Mazzucato nos obriga a questionar as crenças arraigadas sobre como funcionam as economias e quem se beneficia delas na realidade. Seu livro adiciona valor.” ― Martin Wolf, Financial Times
“Um dos livros de economia mais incisivos dos últimos tempos.” ― Jeffrey Madrick, The New York Review of Books
“Uma reflexão fundamental sobre o que o valor realmente significa na economia.” ― Stephen Denning, Forbes