Ernesto Guevara de la Serna nasceu na cidade argentina de Rosário, em 14 de outubro de 1928. Médico, guerrilheiro, estadista, comunista e revolucionário, foi uma figura central na revolução cubana e na luta anti-imperialista na América Latina e no mundo.
Desde a juventude, Che decidiu dedicar sua vida à causa dos povos explorados e humilhados pelo capitalismo. Não vacilou a se juntar a Fidel e ao Movimento 26 de julho na guerrinha que derrubou o ditador Fulgêncio Batista e libertou Cub do domínio estadunidense, em 1º de janeiro de 1959.
Combatente ousado e destemido, Che era respeitado e admirado entre seus companheiros por sua disciplina, coragem, honestidade e decisão revolucionária. Após o triunfo da revolução, ocupou vários postos importantes no novo governo, entre eles o de ministro das Indústrias, presidente do Banco Nacional e diretor de instrução do Exército Rebelde.
Che também foi um profundo conhecer da teoria revolucionária do proletariado, o marxismo-leninismo. São de sua autoria diversas obras sobre a guerrilha, o internacionalismo proletário e a construção do socialismo, que a União da Juventude Rebelião (UJR), em parceria com as Edições Manoel Lisboa, reuniu aqui como forma de reafirmar as ideias do guerrilheiro heroico, símbolo da luta pela revolução e pelo socialismo.