Opúsculo Humanitário

Opúsculo Humanitário Nísia Floresta




PDF - Opúsculo Humanitário


Ela era uma mulher de muitos nomes, também de muitas vidas. A sua preocupação maior, o sonho pelo qual lutou por tanto quanto teve de energias, foi o de elevar a mulher brasileira à plenitude de suas potencialidades humanas.

Dionísia Pinto Lisboa, ou Dionísia Gonçalves Pinto, ou Nisia Floresta Brasileira Augusta, ou apenas Nisia Floresta, como simplificadamente a têm identificado os raros e rarefeitos estudos que a mencionam, morreu fora do seu pais, em 1885.(...)

O Opúsculo Humanitário retorna à sua segunda edição nada menos que 136 anos depois de ter escandalizado as brasileiras e brasileiros dos tempos imperiais. Nele está contida, em sua forma mais elaborada, a tese de Nisia Floresta como educadora feminista e reformadora social. Indiscutivelmente também - descontado o encantamento romântico próprio do seu estilo, a sedução de que era possuído todo o romantismo brasileiro, privilegiadameme coevo de um pais que construía, também de forma romântica, o seu sonho de independência - o arcabouço das idéias de Nísia Floresta será ainda um desafio à contemporaneidade nacional.





Opúsculo Humanitário

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Opúsculo Humanitário (15)

ver mais
Uma mulher revolucionária


Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo assumido pela potiguar Dionísia de Faria Rocha, é considerada a primeira feminista brasileira. Através de seus escritos, que englobam vários gêneros discursivos e propriamente literários, a autora nos dá a conhecer sua história e a sua indignação diante a maneira como a mulher era (é) vista e tratada na sociedade, acreditando na educação como principal meio para a supressão da desigualdade de tratamento entre homens e mulheres. Em Opúsculo ...