PDF - Orlando Furioso
Em tempos loucos de guerra, o amor transforma um homem sensato em louco furioso. Desde o título, a loucura aparece nesta obra prima da poesia italiana (primeira edição em 1516, edição definitiva em 1532). Canto da loucura que levanta polêmicas no Renascimento, quando as regras racionais pretendem impor-se até a poesia. Mas Ludovico Ariosto surpreende com a lucidez do olhar que descobre, com um sorriso, que razão e loucura são inseparáveis. Inseparáveis mesmo em figuras exemplares da tradição medieval. É o caso do guerreiro Orlando, que por amor a Angélica, bela princesa oriental, deixa o exército cristão de Carlos Magno e começa a busca que o enlouquecerá. É também o caso das demais figuras deste poema, sempre à procura de miragens.
Orlando Furioso
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para Orlando Furioso (1)
ver mais
Orlando, cujo nome é a forma italiana de Roland é o protagonista deste épico monumental que consiste em uma série de episódios derivados de épicos, romances e poesia heroica da Idade Média e do início da Renascença. O poema, porém, alcança homogeneidade pela habilidade do autor no manejo dos diversos episódios. Apesar do total desrespeito pela unidade de ação (que se tornaria obrigatória na segunda metade do século), é possível identificar três núcleos principais em torno dos quais se ...
leia mais