Apresenta diversas questões científicas, sociais, filosóficas, históricas, religiosas e morais sob o enfoque do Espiritismo. Relaciona pensamentos e ensinamentos da autoria do espírito Emmanuel, extraídos de suas obras. Reúne sugestões valiosas para os estudiosos, conferencistas e divulgadores dos temas espíritas.
Caro leitor
O que ides ler não é um prefácio e, sim, uma explicação, porque as obras oriundas do lápis maravilhoso de Francisco Cândido Xavier prenscindem, à opinião pública, de vez que todas elas, segundo voz corrente, passaram a constituir verdadeira enciclópedia espiritista, pois que nelas são esflorados os mais assuntos que focalizam, aliás com muita singeleza e de maneira convincente, questões ciêntíficas, sociais, filosóficas, históricas, religiosas, morais, a par das explanações ofertadas e altamente confortadoras para o espírito humano, nesta fase tão angustiosa que todos atravessamos.
Esta obra que hoje temos a alegria de oferecer ao público amante das letras espíritas, em feitura semelhante a que, em janeiro de 1952, demos à publicidade, com o título de “ Pérolas do Além”, é constituída exclusivamente de pensamentos e ensinos de autoria do luminoso Espírito Emmanuel, extraídos de suas obras já publicadas.
Devemos advertir o prezado leitor de que em “Palavras de Emmanuel” não consta nenhum dos destaques que enfeixam “Pérolas do Além”.
Estamos certos de que esse novo livro será de grande valia, não apenas para os estudiosos, senão que também para quantos tenham a incubência de escrever, fazer conferências, ou discursar sobre temas espíritas.
No final de cada pensamento ou ensino de Emmanuel, foi aposta a sigla do nome da obra de que esse ensino ou pensamento foi extraído.
Cumpre-nos, outrossim, esclarecer que a seguir da letra “R”, que quer dizer “Reformador”( mensário da FEB ), encontram-se, em algarismos, o mês e o ano correspondentes.
Muito nos sensibilizaram os prezados leitores, oferecendo-nos suas sugestões ou reparos, acerca da coletânea “Palavras de Emmanuel”, para que pudéssemos tomá-las em consideração, quando do preparo da segunda edição deste livro.
Sylvio Brito Soares
(Rio de Janeiro, 18 de Abril de 1954)