Phantastes é um romance de fantasia escrito por George MacDonald, publicado pela primeira vez em Londres, em 1858. A história está centrada no personagem Anodos e tem sua inspiração do romantismo alemão, particularmente Novalis. A história diz respeito a um jovem que é puxado para um mundo de sonho e procura seu ideal de beleza feminina, personificado pela "Dama de Mármore". Anodos vivencia muitas aventuras e tentações em outro mundo até finalmente ficar pronto para desistir de seus ideais.
Quando o autor fez o lançamento, parte considerável do público comparou o livro com grandes obras como: “O peregrino de John Bunyan” e “A Divina comédia de Dante” por apresentar um enredo que trata da jornada de redenção humana com ênfase na caminhada espiritual.
George MacDonald foi um escritor, poeta e ministro cristão escocês. Embora esquecido pelos leitores atuais, suas obras foram uma inspiração para muitos autores notáveis, como C. S. Lewis, W. H. Auden, J. R. R. Tolkien e Madeleine L'Engle. A Influência de MacDonald está latente em toda a obra de CS Lewis, por exemplo, em especial nos livros As Crônicas de Nárnia e também Perelandra.
O escritor nasceu em 10 de dezembro de 1824, em Huntly, Reino Unido e faleceu em 18 de setembro de 1905, em Ashtead, Reino Unido.