Quem quer (pode) ser negro no Brasil?

Quem quer (pode) ser negro no Brasil? Rodrigo Ednilson de Jesus




PDF - Quem quer (pode) ser negro no Brasil?


Ao longo da primeira década deste século, a UFMG incentivou políticas de ações afirmativas para minimizar as desigualdades no acesso da população negra ao ensino superior. Em 2009, implementou a política de bônus, além de exigir uma autodeclaração racial. Porém, a partir de 2017, emergiram denúncias de fraudes, evidenciando uma incompatibilidade entre o modo como os candidatos se veem (autodeclaração) e o modo como os demais estudantes, de modo particular os negros, os enxergam (heteroidentificação).

Como resultado desse movimento, a UFMG criou mecanismos complementares: os procedimentos de heteroidentificação racial; fundamentais no debate sobre as identidades raciais do brasileiro e do Brasil. Em um país onde se declarar, ou ser identificado como negro sempre foi visto como algo negativo, tal prática introduz duas perguntas inéditas: “Quem quer se declarar negro (preto ou pardo) no Brasil?” e “Quem pode se declarar negro (preto ou pardo) no Brasil?”





Quem quer (pode) ser negro no Brasil?

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Quem quer (pode) ser negro no Brasil? (1)

ver mais
Desmistifica


Esse livro é um tapa nas pessoas que dizem que as cotas beneficiam pessoas mais claras nos processos seletivos (porque todos os dados empíricos que se apresentam em relação as cotas não condizem com tais afirmações discursivas e ideológicas) e permitem uma reflexão mais ampla e profunda em relação ao tema de racialização da identidade negra e suas especificações na realidade brasileira. Por ser um livro que trata do processo de heteroidentificação postulado como complementar ao proces...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR