Rebeldes e Contestadores

Rebeldes e Contestadores Marco Aurélio Garcia




PDF - Rebeldes e Contestadores


Para comemorar os 40 anos dos movimentos de 1968, a Editora Fundação Perseu Abramo está lançando a segunda edição do livro Rebeldes e Contestadores - 1968: Brasil, França e Alemanha. Organizado por Marco Aurélio Garcia e Maria Alice Vieira, inclui análises históricas de estudiosos reconhecidos e impressões pessoais de quem viveu a época, numa mescla de ensaio e memória. O livro também traz uma importante reflexão sobre o legado de 1968 e o que isso significa nos dias de hoje. A nova edição foi atualizada e ganhou uma apresentação de Zilah Wendel Abramo, presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo.

Os movimentos de 1968 influenciaram o modo de agir e de pensar no Brasil e no mundo. 1968 não se limitou às barricadas estudantis ou mesmo à maior greve geral da humanidade, ocorridas na França. O espírito libertário da época se alastrou pelo mundo todo, seja nos campi norte-americanos, onde se protestava contra a Guerra do Vietnã, ou nas ruas tomadas por estudantes e operários na Alemanha, Itália, Egito, México, Japão e Canadá, entre outros.

No Brasil, a contestação encontrou eco vibrante na resistência à ditadura militar, na contracultura tropicalista e também nos movimentos grevistas em Contagem (MG) e Osasco (SP).

O ano de 1968 também significou um marco para o movimento feminista, a luta pelos direitos das minorias, a preocupação ecológica, a exigência da ética na política e a busca, enfim, por uma causa que se opusesse à desumanização do trabalho e à comodidade diante dos poderes estabelecidos.





Rebeldes e Contestadores

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.