S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




PDF - São Bernardo


Noventa anos após a primeira edição de S. Bernardo, a Antofágica publica um dos melhores romances de Graciliano Ramos, com 58 artes inéditas em acrílica de Adriana Coppio.

Decidido a retornar para a propriedade de S. Bernardo, onde um dia trabalhou, Paulo Honório se envolve em uma série de negociações espúrias para adquirir as terras de seu antigo patrão. Com seus conhecimentos, consegue fazer a fazenda decadente se tornar lucrativa e se converte em um rico proprietário rural.

Paulo Honório passa, então, a narrar sua trajetória, permeada por um passado de miséria, uma busca solitária pela sobrevivência e um presente de amarguras. A partir do que conta e do que esconde em sua autobiografia, o leitor é convidado a refletir como uma vida agreste pode corroborar ásperas visões de mundo – e como alguns encontros podem desestabilizar certezas.

A edição da Antofágica traz uma apresentação do premiado escritor Itamar Vieira Junior, autor dos romances Torto arado e Salvar o fogo. Nos posfácios, o autor Patrick Torres analisa Paulo Honório, um protagonista em crise; Susana Souto, professora e pesquisadora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, investiga a riqueza de perspectivas do romance; e o pesquisador Bruno Alvarenga nos convida a desfrutar de um percurso sobre o estilo de Graciliano. Tudo isso junto ao olhar de Adriana Coppio, que assina as artes do livro.





S. Bernardo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos S. Bernardo (3)

ver mais
TEM QUE LER PRA UFRGS: SÃO BERNARDO

TEM QUE LER PRA UFRGS: SÃO BERNARDO

São Bernardo - Graciliano Ramos | LEITURA UFRGS 2021

São Bernardo - Graciliano Ramos | LEITURA UFRGS 20

São Bernardo (Graciliano Ramos)

São Bernardo (Graciliano Ramos)


Resenhas para S. Bernardo (550)

ver mais
Seco. Contido. Poderoso.


Tivesse eu ainda entusiasmo, faria um vídeo disto. Não tendo mais, vai esta resenha que como sempre ficará aquém do livro. Li São Bernardo na juventude; Embora reconhecendo mérito ao autor, vi frieza e distância na forma de narrar. Passaram-se anos. Fiz as pazes com Graciliano através de "Angústia", que continua meu favorito. Porém reler depois de mais de vinte anos "São Bernardo" foi uma surpresa. Primeiro: no dia que comecei, havia tentado começar outros livros: tudo soando pret...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR