"Nada é árduo aos que têm por fim somente a honra de Deus e a salvação das almas." (São José de Anchieta)
Mais do que um importante personagem na história do nosso país, tanto no desenvolvimento como nação quanto na evangelização, São José de Anchieta, jesuíta espanhol, que aqui trabalhou praticamente em toda a sua vida, foi um gigante na fé.
Anchieta foi o responsável pela fundação da cidade de São Paulo em 1554 e pela primeira evangelização do Brasil. Enfrentou muitos perigos de vida, diversas ameaças de morte dos índios canibais antropófagos, naufrágios, fome, sede, animais ferozes... Ele deu a sua vida pelos índios, realizou inúmeros milagres, prodígios extraordinários e aqui morreu depois de 44 anos de trabalho ininterrupto. Por isso, foi proclamado o "Patrono dos Catequistas".
Contudo, muitos brasileiros não conhecem a vida deste Santo que foi chamado pelos Papas de "Apóstolo do Brasil", este que obedeceu piamente a ordem de Jesus: "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15). Nesta obra você poderá ver o exemplo de vida apostólica, amor à Igreja, às almas e aos nossos índios, e se surpreenderá com as lições que sua vida dá a cada um de nós.