Em 1887, o escritor escocês sir Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes, o infalível detetive a quem os agentes da Scotland Yard recorriam para solucionar os mistérios mais intrigantes da Inglaterra vitoriana. Desde então, as aventuras do mestre da investigação atraem leitores ávidos por chegar à última página e ver o mistério desvendado.
Esta edição em capa dura reúne os quatro romances e os 56 contos sobre as aventuras do detetive mais famoso do mundo e de seu fiel companheiro, o dr. Watson. Textos como O cão dos Baskervilles, um dos maiores clássicos do romance policial, e Um estudo em vermelho, a primeira trama em que Holmes aparece, prendem a atenção da primeira à última página, assim como outras histórias consagradas ou menos conhecidas do personagem que já foi alçado à categoria de mito.
No conto “O problema final” (1893), Conan Doyle resolve dar fim à sua célebre criação. Ao enfrentar seu mais poderoso oponente, o professor Moriarty, Holmes cai num abismo, encerrando tragicamente a sua carreira de investigações. Anos depois, em resposta à comoção do público, que pedia fervorosamente a volta do herói, o autor dá seqüência às aventuras.
Outros personagens inesquecíveis dividem a cena com Holmes e Watson: o sr. Lestrade, inspetor desajeitado da Scotland Yard; Mycroft, o sábio irmão do protagonista; e o grupo de garotos esfarrapados da Baker Street, informantes que o detetive considerava mais eficientes que a própria polícia.
Para desvendar mistérios, o faro e a astúcia de Sherlock Holmes levam às fontes menos óbvias, às informações mais precisas. Um modelo que influencia até hoje a literatura policial e revela fôlego para impressionar gerações de leitores através dos tempos.