Na perigosa selva do Peru, começa a corrida para localizar um lendário tesouro inca, esculpido em uma pedra rara. Só que a relíquia pode ser usada para levar o mundo à total aniquilação. E a caçada já começou.
Depois de conquistar os leitores com os technothrillers Estação Polar e Área 7, inserindo seu nome no seleto clube dos melhores do gênero, como Tom Clancy, o australiano Matthew Reilly está de volta com mais um romance eletrizante. Em TEMPLO, a perigosa selva do Peru é o cenário da disputa do século.
Um ídolo inca em forma de cabeça de jaguar, esculpido de um raro meteorito, é a única peça que falta na criação de uma poderosa arma de destruição em massa. O governo dos Estados Unidos cobiça o objeto a qualquer preço, mas um grupo neonazista parece estar um passo à frente. O pacato professor William Race, um jovem e brilhante lingüista, é convocado contra sua vontade pelo exército americano para uma perigosa missão: traduzir um lendário manuscrito de 400 anos, que guarda a chave para a localização da relíquia, desvendando os mistérios de uma profecia centenária para tentar salvar o mundo da total aniquilação.
A jornada levará Race e seus companheiros a um misterioso templo de pedra escondido nos Andes. Um santuário repleto de perigos e guardado pelos rapas, terríveis felinos que podem destroçar o mais bem treinado dos soldados, e crocodilos gigantes e carnívoros. Somente no momento em que o silêncio do templo é quebrado, Race e sua equipe entendem que quebraram uma regra de ouro: algumas portas devem permanecer fechadas.
Os aventureiros mergulham então numa corrida contra o tempo por terra água e ar, passando por ruínas antigas, minas de ouro abandonadas e tribos supersticiosas, recheada de lutas e muita ação, com um desfecho de tirar o fôlego.