Finalmente temos em português, uma teologia do Novo Testamento que, sem desprezar a erudição clássica e contemporânea, oferece uma opção inteligente e honesta dentro da linha conservadora.
George Eldon Ladd consegue reunir neste volume o que há de melhor na pesquisa da teologia do Novo Testamento. Sua abordagem, bem documentada quanto às fontes utilizadas, sem prejuízo da parte didática, demonstra de modo vivo e claro os principais problemas e perspectivas de solução no domínio dos documentos básicos da fé cristã que, posteriormente foram identificados como um cânon especial sob o título de Novo Testamento.
As influências do contexto histórico e cultural vivido pelas testemunhas, da herança vetero-testamentária de idéias básicas da fé cristã, o colorido particular de cada autor com sua interpretação dos fatos pertinentes à pessoa de Jesus Cristo, são relacionados num todo coerente e agradável. Mais e melhor: as discussões teológicas não conseguem apagar o profundo comprometimento do autor com a obra iniciada por aquele que dividiu a história humana: Jesus Cristo.
O arranjo da obra segue uma sequência tópico-fundamental abrangendo:
Os Evangelhos Sinópticos;
O Evangelho de João;
A Igreja Primitiva;
O Apóstolo Paulo;
As Epístolas Gerais;
O Apocalipse.
Farta e seleta orientação bibliográfica é fornecida ao longo dos capítulos. De sua leitura, pastores, professores de classe e líderes de igrejas muito lucrarão na preparação de sermões, palestras e estudos bíblicos.
Revisão:
O trabalho magistral de Ladd neste livro tem servido a milhares de estudantes de teologia desde sua publicação em 1974. A edição atualizada e ampliada (em 2003), por um díscipulo competente do autor, traz agora uma bibliografia mais extensiva e dois capítulos completamente novos sobre assuntos que o próprio Ladd gostaria de ter tratado. Além disso, a edição revisada ganhou nova capa e apresentação gráfica do conteúdo, inclusive um índice remissivo que facilita a consulta e pesquisa por assunto.