Tiro

Tiro Alexandre Pushkin...




PDF - Tiro


"Quando me vi diante da tarefa de traduzir Pushkin a partir de uma perspectiva afrocentrada, encontrei-me numa encruzilhada. E que lugar melhor que uma encruzilhada para fazer este ebó literário que ora se desvenda perante vossos olhos? Gannibal, o bisavô de Pushkin e, consequentemente, da literatura russa, de certa forma representa a experiência do povo negro diaspórico: sequestrado da Mãe África e levado a terras alienígenas, conseguiu sobreviver e vencer, apesar das dificuldades, como diz o lema do meu estado, a Bahia, um pedaço da África que se aquilombou nesta terra indígena sob ocupação lusófona chamada Brasil. A encruzilhada representa a interseção de mundos e saberes: é preciso trazer ao público brasileiro a realidade oitocentista de Pushkin, mas também traduzi-la à realidade de seus parentes distantes que vivem nas favelas e comunidades. Assim surgem dois textos entrecruzados, como dois tiros que se encontram no limiar entre o ódio e o amor". Paterson Franco Costa.

Este conto - uma tradução afrocentrada de Disparo (1831) - é integrante do Clube da Caixa Preta, da Editora Escureceu. Visite catarse.me/clube para conhecer mais sobre esta iniciativa. Apoiamos a democratização da leitura, proporcionando preços acessíveis. Não repasse este conto sem autorização, do contrário, você estará contribuindo para a inviabilização deste negócio.





Tiro

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Tiro (1)

ver mais


Gostei muito dessa versão afrocentrada e queria que isso acontecesse mais vezes. Incrível como a mesma história consegue traçar caminhos imaginários diversos. Muito interessante a proposta e a condução dessa adaptação....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR