PDF -
A trajetória de Paula Brito é analisada neste livro de Rodrigo Camargo de Godoi, uma contribuição para a história do impresso no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro oitocentista. O autor investiga as circunstâncias históricas que convergiram para o aparecimento da figura do editor no Brasil, forjadas na concorrência com os impressos franceses, então consumidos ativamente em diferentes suportes materiais, e por meio de alianças políticas que franqueavam o acesso às modalidades de financiamento instituídas pelo governo imperial, dos privilégios às loterias. Assim, analisa as redes de sociabilidade estabelecidas pelo editor-livreiro, as relações que estabeleceu com seus autores, e as adversidades do mercado livreiro no Rio de Janeiro no século XIX.
Um Editor no Império. Francisco de Paula Brito. 1809-1861
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para Um Editor no Império. Francisco de Paula Brito. 1809-1861 (1)
ver mais
Relevante trabalho de pesquisa
Em meio a transição do poder no princípio do império de Dom Pedro II, surgia um importante tipógrafo no Rio de Janeiro. Filho e neto de escravos libertos, Francisco de Paula Brito deu voz a autores nacionais, sendo considerado o "inventor da literatura brasileira". No auge, foi "proprietário do maior empreendimento gráfico do Império".
Um Editor no Império é um relevante trabalho de pesquisa, bem contextualizado e abrangente. Nele o autor aborda as escolhas editoriais de Paula Brito...
leia mais