Fabi | @psleitura 23/12/2019{resenha feita no blog PS Amo Leitura}“A última música”, escrito por Nicholas Sparks e agora relançado pela Editora Arqueiro, é aquele livro que vai mostrar como o amor tem diversas formas de curar um coração.
Para quem me acompanha há mais tempo sabe o quanto esse livro me conquistou. Ele foi meu primeiro contato com o universo literário e desde então, não parei mais. É incrível como um livro pode nos conquistar tanto e nos mudar, né? E é assim que eu enxergo a personagem principal.
Ronnie é aquela adolescente revoltada. Seus pais são separados e todas lembranças boas que ela tem do seu pai é quando eles se sentavam ao piano, tocavam uma música juntos, mas isso ficou no passado. Tudo que ela consegue sentir no momento é raiva e mágoa por esse término de relação.
Já se passaram três anos, Ronnie não tem contato com seu pai e sua mãe acha que é o momento de eles reconstruírem essa conexão, mas para isso, ela precisaria viajar para a Carolina do Norte e passar as férias de verão por lá.
Mesmo contra a sua vontade, Ronnie vai para a cidade pequena junto com seu irmão mais novo. Para não criar problemas ou qualquer conflito, muitas vezes ela acaba saindo de casa e passando o maior tempo sozinha, mas o que ela não esperava era que ela aprenderia muito nessas férias e que seu coração poderia se despedaçar de diversas formas.
“A última música” foi publicado em 2010 quando ganhou adaptação para as telinhas com Miley Cyrus e Liam Hemsworth e agora em 2019, a Editora Arqueiro relançou com capa nova e que deixa todo um mistério para descobrir mais sobre o enredo envolvente que o Sparks é capaz de proporcionar.
Lembro quando o filme foi lançado. Eu sempre fui muito fã da Miley, então não nego que inicialmente eu queria ler o livro por conta da cantora, mas quando peguei e iniciei a leitura, percebi que aquilo era incrível! A forma como o autor consegue cativar, fazer o leitor chorar, sorrir e ter o coração despedaço em algumas páginas é incrível.
Desde então, não parei mais de ler. Sem dúvidas Nicholas se tornou meu autor favorito da minha vida todinha, mas a forma como “a última música” mexeu comigo não tem como descrever. Imagina você ter seus pais separados e descobrir inúmeras coisas em suas férias de verão?
E quando falo de descobrir, não digo apenas para conhecer o primeiro amor, não. Aqui a personagem Ronnie vai conhecer mais sobre ela mesma, sobre seu pai e como ela perdeu os últimos três anos sem manter contato com ele. Mostra como ela aprende com seus erros e como gostaria de voltar no tempo e mudar muitas coisas.
Só de lembrar de algumas cenas já sinto vontade de chorar. Como eu queria narrar e conversar com alguém sobre esse livro o dia inteiro! Uma das coisas que mais me cativou é como precisamos valorizar as pequenas coisas e os pequenos momentos de nossas vidas, afinal, a vida passa tão rápido, como um piscar de olhos.
Apesar de muita gente imaginar que o Nicholas Sparks só escreve sobre romance entre casais, nesse livro tem um enredo diferente. Nessa obra o autor fala, sim, da descoberta do primeiro amor, mas também fala do amor entre pai e filha.
Isso é totalmente emocionante. Me fez parar e refletir sobre muitas coisas e muitas atitudes que tomamos ao longo da vida. Ela é realmente necessária? Onde uma atitude como essa pode me levar? Realmente vale a pena?
É preciso preparar o coração e os lencinhos porque todo o contexto é envolvente, viciante e que proporciona muitas lágrimas do começo ao fim.
“A última música” é um livro que vai falar de todos os tipos de amor, desde a paixão do primeiro amor, a afeição entre pais e filhos até a devoção à música. É um livro que vale cada capítulo.
site:
https://www.psamoleitura.com/2019/12/resenha-a-ultima-musica.html