iluj 21/01/2012Ao passar o verão em Wrightsville com seu pai, Ronnie nunca poderia imaginar o quanto a sua vida iria mudar e o quanto ela aprenderia a perdoar e valorizar certas coisas.
Ronnie é a típica garota revoltada com a separação dos pais e culpa o seu pai por isso, o que pode parecer um clichê.
No entanto Nicholas Sparks aborda o relacionamento de pai e filha de uma forma brilhante, não tem como não se apaixonar pelo livro, se de um lado vemos uma Ronnie revoltada com o pai agindo de forma mimada e pirracenta, e que se vê obrigada a passar o verão com ele, do outro temos Steve, um pai que tenta fazer tudo para restabelecer a sua relação com a filha e compensar o tempo perdido com o seu filho mais novo Jonah.
Durante o decorrer do livro começamos a ver uma transformação na Ronnie e ela vem no melhor estilo Sparks, o que lhe garante com certeza momentos de lágrimas (no meu caso muitas), e uma relação meio tumultuosa entra pai e filha passa a se abrandar.
A maneira como o Sparks conduz o livro é maravilhosa, a escrita é rápida e dinâmica, não há como você não se envolver com os personagens.
Um dos personagens que eu mais gostei do livro foi o irmão mais novo da Ronnie, passando 3 anos longe do pai ele vê naquele verão uma oportunidade de poder recuperar o tempo perdido, e enquanto de um lado se tem uma Ronnie revoltada querendo punir o pai de alguma forma pela separação, do outro temos o Jonah equilibrando a balança de uma força dócil e engraçada, que só quer soltar pipa com seu pai e correr na areia da praia.
A ultima musica é um livro que mostra o quanto você deve valorizar, aqueles que te amam e acima de tudo saber perdoar.
resnha postada no blog;
http://www.tatybooks.com/2011/07/ultima-musica-nicholas-sparks.html