@zurcenila 05/09/2017(Resenha) Livro - O Plano Perfeito - Sidney SheldonEste é o primeiro livro do Sheldon que leio... uma mistura de ansiedade e curiosidade me fizeram lê-lo em dois dias.. mas acho que com tantas possibilidades, o final não foi como eu esperava.
O Plano Perfeito nos conta a história de Leslie Stewart e Oliver Russell e quando tudo começa parece que seremos telespectador de um belo romance. Leslie é uma mulher linda, inteligente e determinada. Ela se torna uma publicitária de grande sucesso depois de uma infância difícil. Carrega uma enorme decepção em relação ao seu pai, que a tratava como um tesouro precioso.. Mas ao se interessar por outra mulher e se separar de sua mãe, a abandona sem maiores explicações...
Ela recebe a conta de uma campanha para o governo do Estado onde deverá conduzir Oliver a vencer as eleições. Sabe-se que ele era o candidato mais bem colocado nas pesquisas mas depois de romper com a filha de um senador da República, o mesmo retira seu apoio e sua candidatura parece afundar mais a cada dia.
Não demora muito para a publicitária se encantar por seu cliente. Ela realmente acredita nos ideais do amado e resolve apoiá-lo e ajudá-lo a alcançar o governo algo que já parece muito distante... Não demora muito para Oliver pedi-la em casamento no que parece um relacionamento feliz e perfeito.
Faltando poucos dias para o tão esperado casamento, ele viaja para Paris (Ele que também é Advogado), dizendo ir atender uma solicitação de um amigo.
À princípio Leslie fica sem notícias do amado... e quando seu telefone toca, não é Oliver, mas um jornalista querendo saber qual a sua declaração sobre o CASAMENTO de Oliver que acaba de acontecer em Paris com a filha do Senador!!!
Leslie fica atônita com a notícia e não demora a perceber que a sede de poder de seu amado é bem maior que seu amor por ela. Começa então um grande plano de vingança..
Ressalto que nada do que eu disse é spoiler até pq tudo isso também está explicitado em muitas sinopses do livro e o grande "tema" é esse caminho de vingança percorrido or Leslie.
Em paralelo com esta história o autor nos apresenta Dana, uma repórter que é correspondente de guerra. Nos conta sua trajetória e como é devastadora toda e qualquer experiência de intimidade com a morte, a pobreza, a miséria, a falência das relações humanas. Adorei o momento em que o então presidente da república Oliver Russell (pois é, ele vira presidente) tenta negociar a paz na região árabe e como o autor expõe os verdadeiros motivos para que todo esse massacre não tenha fim: Dinheiro e poder dos grandes fabricantes de armas! E demais "máquinas" ao redor do mundo que lucram com a dilaceração de todo um povo.
Leslie vive em função do seu plano de vingança e se torna uma grande empresária dona de diversas mídias.. jornais, rede de televisão, etc...
Confesso ter ficado desapontada.. Afinal todos queremos finais felizes e românticos, principalmente quando uma personagem nos cativa como é o caso de Leslie, também gostaria de uma maior atenção para o desenrolar da história dela.. Em alguns momentos Dana se sobressai muito mais no livro e sinto falta de um contato maior com o mundo de vinganças da publicitária.
É um livro excepcional, sem dúvidas, rápido e instigante. Nos traz o tema sobre o poder feminino, sua posição dentro de grandes repartições ou como líder de um grande conglomerado. Mas no final das contas "O Plano Perfeito" não deu certo, foi frustrado. Fica uma reflexão sobre nossas ações quando estão orientadas pela vingança ou sentimentos similares, como ficamos cegos e inconsequentes. Como isso pode ser danoso para nossa vida e nossas relações
Recomendo para todos que gostam de histórias recheadas de vingança pessoal, jogos de interesse, crítica social, poder da mídia e é claro... uma série de assassinatos!! Boa Leitura!