Ana Cristina 29/05/2016Que leitura! Que leitura!Depois de ouvir muitas criticas positivas em relação a Sidney Sheldon me interessei em ler algo de sua autoria e essa oportunidade surgiu acidentalmente. O que seria da vida se não uma grande sucessão de acidentes? Alguns bons, outros nem tando, mas esse em particular, maravilhoso!
A escrita de Sheldon é rápida, dinâmica, simples e fantástica. As páginas estão muito mais cheias de diálogos do que explicações narrativas, o que torna o desenrolar da história muito dinâmico e prende a atenção do leitor. E nos trechos em que o narrador aparece, não ocorrem muitas divagações, isso para não dizer nenhuma. Desse modo o autor promove uma constante sucessão de fatos, em que um acontecimento leva a outro, que leva a outro, que leva a outro e assim sucessivamente fazendo com que a pergunta "E agora?" não saia da mente do leitor.
Eu não classificaria esse livro como suspense, mas como "surpresa". Obviamente ao longo da narrativa se cria um suspense sobre como será o desfecho da história, mas durante a leitura muitos fatos simplesmente imprevisíveis acontecem tornando o conjunto da obra ainda melhor.Com Sidney Sheldon nunca se sabe o que está por vir, pois essas "surpresas" são reveladas de modo despreocupado pelo narrador, sem grande cerimônia, como se aquele fosse apenas mais um simples acontecimento, mas que no âmbito geral acabam fazendo toda a diferença.
Um outro ponto que eu também apreciei bastante na escrita de Sheldon é a relação que acaba sendo criada entre leitor e personagem. Um personagem que pode ser simpático ao leitor no começo da história pode se dar muito mal no final, mas isso não gera ódio ou desgosto ao leitor já que Sheldon consegue transformar os personagens de forma que acabamos "mudando de lado" ao longo da narrativa, sem nem ter notado.
Quanto ao enredo, é muito bem estruturado. Os acontecimentos finais se desviam totalmente do esperado (surpresa!) e o autor consegue, de forma rápida, clara e coerente, explicar o real viés da história, sem ficar confuso e nem um pouco forçado.
Essa foi minha primeira experiência com Sidney Sheldon, mas tenho certeza de que não será a última. Em um livro apenas o autor me conquistou totalmente e eu recomento essa leitura a todos!
=)