Kézia 30/07/2010
Diário de um paixão
Nicholas Sparks faz mais uma vez chorar os seus leitores ao lerem o seu livro: ODiário da nossa paixão. Uma história que nos sensibiliza e que nos toca o coração, que mostra como é o verdadeiro amor e como ele pode superar os obstáculos que a vida nos impõe. É um livro com uma historia de vida fantástica, com tudo o que podemos encontrar nos nossos dias, e que aborda duas fantásticas lições de vida, e que nos faz lembrar que a vida é sem duvida para ser vivida a cada segundo.
"A minha vida? Não é fácil de explicar. Não tem sido o percurso naturalmente esplêndido que eu imaginava que pudesse ser, mas também não me escondi como os ratos. Calculo que tenha acabado por se parecer mais com um título do tesouro: honestamente estável, mais altas que baixas, e gradualmente tendendo a melhorar com o tempo. Uma boa compra, uma aquisição sortuda, e aprendi que nem toda a gente pode dizer o mesmo da sua vida. Mas não se iludam. Não sou nada de especial e disto estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e tenho levado uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, bastou-me sempre." (trecho do livro)
"A história se inicia com um senhor idosos, contando a uma senhora também idosa uma história, num lar da 3ª idade, que foi escrita e guardada no livro de apontamentos dele.
A história deste velho homem começa com um jovem casal que estava no auge da sua adolescência. Allie, a protagonista da história, tinha 17 anos quando conheceu Noah Calhoun. Noah era um rapaz tímido que se apaixonou por Allie assim que a viu e soube que ela seria para sempre. O amor nasceu entre eles, assim que eles se começaram a conhecer e a passar a maior parte do tempo juntos.
Mas Allie pertencia a uma família muito rica e foi apenas passar o verão naquela terra. Noah, pelo contrário, pertence a um mundo oposto ao de Allie, ele não é rico, é apenas um homem simples e que tem que trabalhar duro para se manter.
Quando chegar o dia de ela partir, o coração dos dois sofrem, mas prometem manter contato, mas a mãe de Allie não aceita esse romance e arranja um maneira de separar os dois jovens casais apaixonados.
Os anos passaram e cada um seguiu a sua vida. Noah alistou-se no exército e herdou um dinheiro suficiente para reconstruir a casa que ele prometeu a Allie, enquanto Allie continuou os estudos e conseguiu um noivo que além de ser filho de uma das mais poderosa famílias da época, ele sinceramente a ama.
Um certo dia. antes de seu casamento, Allie volta a ter noticias de Noah através de um jornal, o que vai reavivar a sua memoria.
Mas o que eles viveram no passado foi forte, e pelo menos mais uma vez ela terá de ver Noah, para poder prosseguir com a sua vida, esse pensamento não a deixa, até que decide finalmente ir ao encontro dele. O tão esperado encontro corre como o esperado, o falar do passado, o recordar uma história vivida, mas o esconder de algo que ainda existe. Quando Allie decide voltar no dia seguinte a casa de Noah, é então consumada a verdadeira paixão dos dois quando se entregam nos braços um do outro. Neste momento levanta-se um grande dilema, ficar com o Noah ou continuar os seus planos futuros de casar com Lon, seu noivo. A escolha cai certamente sobre Noah, era impossível deixar fugir aquilo que lhes escapou por entre os dedos á alguns anos atrás.
Eles viveram muito felizes, até que uma doença terrível veio assolar Allie, mas em um certo momento enquanto Noah conta a história para ela, ela sabe que aquela vida fora a dela, mas ess lembrança dura pouco, e esse pouco é o que dá esperança para que Noah continue a viver e a cuidar dela."