Canção para ninar menino grande

Canção para ninar menino grande Conceição Evaristo




Resenhas - Canção Para Ninar Menino Grande


566 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sté.Souza 31/07/2024

Eu confesso que no início da leitura até o meio eu não estava me conectando com a história, porém, depois eu percebi o que realmente estava acontecendo e Conceição não decepcionou.
comentários(0)comente



Mieiro 31/07/2024

Amargamente doce.
Esse é meu primeiro livro da Conceição Evaristo e preciso deixar claro o quanto a escrita dela é boa, poética, muito profunda.
Em ?Canção para ninar menino grande? me deparei com uma característica do personagem principal que, particularmente, me dá uma certa gastura: A constante necessidade de reafirmar a própria masculinidade.

Com o decorrer a história, sentimos raiva do jeito inconsequente de Fio Jasmim para com as mulheres e compaixão por todas que ele cruzou o caminho. Mulheres essas com personalidades e desfechos únicos (que as vezes nos trazem um nó na garganta)
Eu achava que ia terminar o livro odiando Fio Jasmim, mas não foi o que aconteceu ~por pouco~.
Terminei adorando ou achando ele incrível? Não, mas terminei essa história entendendo que ele teve o desfecho necessário para poder refletir sobre a vida dele como um todo e aliviado por ele ter encontrado alguém para ajudá-lo a perceber isso.

O afeto/sentimento muitas vezes é algo reprimido no homem desde a infância e, a medida que crescemos, podemos acabar não percebendo como um trauma mal resolvido pode afetar tantas outras vidas além da nossa.

Essa história mostra exatamente como um ferida mal curada tem poder o suficiente para ferir outras pessoas.

É um livro muito bom que mostra exatamente a vida como ela é. Pode causar certos desconfortos durante a leitura, mas é um livro bom com uma escrita ímpar é extremamente poética. Vale a leitura, mas recomendo buscar ver quais gatilhos essa história pode despertar durante a mesma.
comentários(0)comente



Jackie 30/07/2024

Mais uma vez Conceição Evaristo nos brinda com uma leitura que nos faz pensar. Em Canção para ninar meninos grandes, somos apresentados à história de Fio Jasmim entrelaçada a de tantas mulheres que cruzaram seu caminho. O livro nos permite ver como cada mulher é impactada pela presença de Fio Jasmim em suas vidas.
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 30/07/2024

?? Literatura brasileira. A escrita sensível e poética de Conceição Evaristo vai nos prendendo a cada página desta história... A escritora demonstra o domínio da linguagem narrativa e o seu poder singular de contar histórias. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras. Assunto delicado e polêmico para uma escrita que encanta. Recomendo! #leituras/2024 #60/2024
comentários(0)comente



stezinha04 28/07/2024

Maravilhoso
?Entre o tecido das histórias, o perfume das mulheres tecia os fios da vida de Fio Jasmim?


"Canção para Ninar Menino Grande" de Conceição Evaristo é uma obra poderosa que celebra a voz das mulheres afro-brasileiras. Com uma escrita envolvente e poética, Evaristo dá vida não apenas ao protagonista, Fio Jasmim, mas também às mulheres que roubam a cena com suas histórias vibrantes e profundas. É uma narrativa que ressoa com ancestralidade, resistência e a força das experiências femininas, desafiando e encantando o leitor com cada página virada.
comentários(0)comente



Alexia201 27/07/2024

Maravilhosamente real
Em canção para ninar menino grande, somos apresentados a um protagonista masculino, e Conceição narra com maestria episódios que ilustram alguns pontos essenciais do que compõe os desafios encontrados para se constituir como um homem negro em uma sociedade racista e patriarcal. Mesmo sendo o personagem principal da história, Fio Jasmin, é feito também, pelas mulheres que passaram e que até o final do livro ainda estão em sua vida. Somos apresentados à vida de várias mulheres, que em comum tem a paixão, pelo príncipe negro, Fio Jasmin, mas que em suas nuances nos revelam ser bem mais que apenas mulheres apaixonadas.
A conceição Evaristo tem o poder de criar personagens extremamente reais, e de criar universos que temos certeza que existem, queremos visitar as cidades por onde Fio passou, queremos sentar numa mesa de bar e escutar suas histórias. A escrevivência encarnada nas obras de Conceição, dá um toque a mais aos seus escritos, que não pode ser encontrado em nenhum lugar.
Sigo apaixonada por tudo que Conceição Evaristo escreve.
comentários(0)comente



Nick 26/07/2024

A escrita de Conceição é extremamente poética e é quase impossível largar o livro... A história tem como protagonista Fio Jasmim, um jovem homem negro bonito e extremamente atraente, que trabalha como maquinista. Em suas paradas, Jasmim coleciona amores e filhos( mesmo sendo casado e tendo filhos neste relacionamento).
É uma construção sensível de experiências negras, em que podemos compreender e nos aproximar de Fio Jasmim, assim como dessas incríveis mulheres, que carregam beleza e histórias arrebatadoras.
comentários(0)comente



Victor.Alves 26/07/2024

Príncipe negro
Po eu chorei lendo o final desse aqui, são tantas as questões, queria poder emprestar ele pra todos meus colegas e depois deles lerem conversar por horas sobre tudo que atravessou, tanto a vivência enquanto homem negro mas também sobre a noção de amor e de afeto, e principalmente sobre o amor feminino, sinto que esse livro foi um achado incrível, mudou e vai mudar muito minha percepção de vida.
comentários(0)comente



João Victor 25/07/2024

Termino esse livro com uma sensação agridoce, de alegria e tristeza. De tristeza não pq seja triste, mas pq reconhecer a história de outros e se aprofundar nelas nos tira da nossa confortável realidade.
comentários(0)comente



Caíque Apolinário 25/07/2024

Um dos melhores livros que já li, simplesmente
“Canções para ninar menino grande”, de Conceição Evaristo, é uma obra que explora as complexidades das relações de gênero e a construção da masculinidade. Através da jornada de Fio Jasmim, o protagonista, o livro aborda a evolução de um homem que inicialmente não assume responsabilidades afetivas com as mulheres em sua vida, mas que gradualmente ganha consciência de suas ações e sentimentos, de seu lugar no mundo.

Fio Jasmim está com 44 anos e começa a relembrar, junto com a narradora, sobre todos os seus casos de sexo casual que tiveram cada qual uma consequência diferente. Na juventude, ele era um maquinista que carregava produtos de cidade em cidade no Brasil, passando por sudeste, centro-oeste e nordeste. É fácil a identificação com as regiões e suas realidades, assim como a identificação com o protagonista e as mulheres com quem se relaciona.

As mulheres na história são fortes e decididas, formando alianças para se compreenderem e apoiarem mutuamente. Elas não dependem do amor inconstante de Fio Jasmim, refletindo uma mensagem de empoderamento feminino e crítica à masculinidade tóxica. A narrativa é contada a partir da perspectiva dessas mulheres, destacando suas histórias e a solidariedade entre elas. Além de entrelaçar com a perspectiva de Jasmim, que é impulsionado pelas masculinidades ao seu redor.

O livro também reflete sobre os estereótipos de gênero e como eles moldam as expectativas e comportamentos nas relações interpessoais. Conceição Evaristo utiliza a ficção para trazer à tona temas eternos, modificando-os e incorporando elementos de fábula e fantástico que ressoam com a realidade cotidiana.

É fascinante a sensibilidade da narrativa, mostrando que o cafajeste Fio Jasmim não tinha outra escolha de acordo com sua perspectiva. O que ele foi ensinado desde cedo é que ser irresponsável, namorador e trair sempre que possível é o que é esperado dele enquanto homem. É como ele reforça esse papel de gênero, e como deve ser.

“Canções para ninar menino grande” permanece relevante por sua abordagem atualizada das questões de gênero, oferecendo profundas reflexões sobre a sociedade contemporânea e as dinâmicas de poder dentro das relações humanas. É uma leitura que desafia e convida à introspecção sobre as próprias vivências e preconceitos.

Para mais resenhas e podcasts, visite meu site de link logo abaixo:

site: https://bookstimebrasil.com
comentários(0)comente



Andrea Janaina 25/07/2024

Um livro com muitas camadas
Esse é o segundo livro que leio da Conceição Evaristo. Quando li o primeiro, achei que seria tranquilo por ter poucas páginas, mas me enganei completamente. Esse novo livro também é curto, mas dessa vez já estava mais acostumada com a escrita dela e sabia que não seria uma leitura simples.
Ela nos apresenta personagens femininas complexas e multifacetadas, com as quais me identifiquei em alguns aspectos, me surpreendi em outros e me espantei em outros ainda. O protagonista masculino, Fio Jasmin, despertou em mim sentimentos antagônicos: raiva por sua conduta questionável e admiração pela perspicácia da autora em construí-lo como um personagem que provoca reflexões.
A obra me deixou com diversas dúvidas sobre as intenções da autora. Será que ela busca alertar as mulheres sobre a necessidade de se protegerem de determinados tipos de homens? Ou pretende mostrar que a figura do "pai de família" nem sempre corresponde à realidade, expondo a hipocrisia e a complexa natureza humana?
Talvez a autora queira abordar a desvalorização da mulher enraizada em pensamentos machistas, evidenciada nos comentários dos colegas de Jasmin. Ou, quem sabe, Fio Jasmin represente a busca por vingança contra a professora que o discriminou na infância, assumindo o papel de "príncipe" na vida adulta que lhe foi negado na escola?
Conceição Evaristo, com sua escrita magistral, nos convida a uma profunda reflexão sobre as relações humanas, os papéis sociais e as contradições que permeiam nossa existência e dá nó em nossa cabeça... rsrsrs
comentários(0)comente



Larissavmelo 24/07/2024

Mais um livro em que eu esperava outra história e me surpreendi! Em uma escrita fluida e ao mesmo tempo rica conhecemos as histórias amorosas de Fio Jasmin por onde passou.
comentários(0)comente



murilo-1984 20/07/2024

Alguns homens sempre serão verdadeiros moleques.
Façam terapia para que os seus traumas não se transforme em dor em outras pessoas!

So não odiei esse Fio Jasmim, e esse lance de ter que provar sua masculinidade o tempo todo, pq a Conceicao Evaristo faz com que a gente acabe entendendo tbm o ponto dele.
Mieiro 27/07/2024minha estante
Cara, SIM!
Comecei a ler hoje e estou tendo esse mesmo sentimento e, espero de coração, chegar ao final do livro com essa mesma percepção. ~até agr tá complicado kk só consigo sentir uma gastura com essa ânsia que ele tem em ter provar a própria masculinidade com toda e qualquer mulher que ele esbarra.


murilo-1984 28/07/2024minha estante
é uma leitura muito bonita e mais pro final vc vai entender um pouco mais.




566 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR