Canção para ninar menino grande

Canção para ninar menino grande Conceição Evaristo




Resenhas - Canção Para Ninar Menino Grande


566 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Faluz 08/06/2024

Canção para ninar menino grande - Conceição Evaristo
Lembranças costuradas em palavras. Esse tecer de Conceição Evaristo nos entremeia com uma teia de vida contada com as minucias do tempo vivido. Ela se cobra que apesar de contar tantas nuances, e se esmera nisso, mesmo assim na vida deixamos escapar outras tantas falas não ouvidas.
Ela traduz escrevivência como resultado de muitas e plurais vozes ouvidas por ela.
Um deleite.
comentários(0)comente



Sté 06/06/2024

Gostei
Acho que o livro é mais sobre as mulheres, suas aspirações e motivações que sobre o próprio Fio. Inclusive achei as histórias delas muito mais interessantes e complexas. A história de Fio é contada apenas para justificar suas ações, e ainda que ele se entenda parte da merda onde ele tá enfiado não há grandes feitos em busca de solução, contudo acho que nada seria tão realista quanto isso. Gostei bastante da leitura.
comentários(0)comente



Isabella1916 06/06/2024

É um livro muito rico
Acho que todo mundo conhece um Fio Jasmin. É um personagem que reflete muito a ideia que temos sobre o que é ser homem.

É um livro que leva tempo pra digerir.
comentários(0)comente



Renan Alves 05/06/2024

Do amor e suas notas
Conceição Evaristo escreve com afeto. Cada palavra pinçada de sua vivência e transformada em imagem literária, carrega o calor da mão sobre o papel. Com isso, o que nascera literatura chega ao leitor com a força de um relato vivido. É como se folhear suas páginas equivalesse ao aproximar da nossa cadeira junto a sua, no desejo de ouvir mais e ouvir melhor.

Há uma musicalidade na forma do contar, o que estreita o conceito do livro com seu belo título: Canção Para Ninar Menino Grande. Uma trama que acompanha as desventuras amorosas do protagonista Fio Jasmim, homem sedutor e bastante cobiçado pelos lençóis das mulheres.

Trabalhando como maquinista, o personagem cruza a geografia do texto, colecionando paixões furtivas e provando sua virilidade. Contudo, seu porto seguro é sempre a esposa, Pérola Maria, com quem tem nove filhos. E contando. Uma mulher que sabe da infidelidade do marido, mas que se contenta com a lealdade do pai de seus filhos.

Reforço que essa breve sinopse não exclui a experiência com o livro, já que somos apresentados a trama nos seus primeiros parágrafos.

Canção Para Ninar Menino Grande é uma história viva. Ecoa personagens e lugares que nos são íntimos, sobretudo pela cadência do texto. Talvez a romantização das traições matrimoniais incomode alguns leitores. O que é justo, já que na vida, de onde nasce o livro, o amor está longe de ser perfeito.
comentários(0)comente



Daniela620 05/06/2024

Um protagonista coadjuvante de mulheres incríveis. Fio Jasmim inesquecível, pq suas mulheres assim o fazem.
comentários(0)comente



Cristian Fontoura 05/06/2024

As muitas canções para ninar meninos grandes
Que prosa delicada a de Conceição Evaristo. Que forma linda de mostrar seus personagens, suas nuances e seus desejos. Essa é meu primeiro contato com o expoente que é Evaristo. Em 'Canção para ninar menino grande', a história acompanha Fio Jasmim, um homem mulherengo que por onde passa, coleciona casos com as mulheres das localidades. É um personagem que pouco entrega em termos de fraqueza, deixando volatilizar apenas o desejo reprimido de ser "príncipe" - algo que lhe foi tomado em sua infância por sua cor de pele. A sensibilidade mesmo está nas mulheres que passam pela vida de Jasmim. E são muitas. Cada qual com suas vivências, suas carências e forças. Confesso que achei a leitura um pouco repetitiva em certos momentos, com o repetir de certas passagens, mas não há como negar a força poética e a potência presente nas palavras de Conceição. O final é muito lindo e satisfatório.
comentários(0)comente



moareckless 04/06/2024

Uma obra delicada
Desde que li "Olhos d'água" fiquei com vontade de ler mais obras da Conceição, ela tem uma escrita tão linda e fluída que me encanta e aos poucos, quando menos percebo, já estou no fim da história. Com esse livro não poderia ter sido diferente.
É um grande tecer de histórias de mulheres diversas, todas em conexão não exatamente com o mesmo homem em si mas com uma terceira coisa invisível que faz com que tomem as decisões de suas vidas. Não dá pra dizer que é a necessidade de serem amadas, de quererem trazer o amor de dentro pra fora, de quererem ser felizes, para cada uma é uma motivação diferente e um porque diferente de terem se encontrado com Fio Jasmim.
Só que é essa coisa que não sei explicar bem, que as une. Que une todas as mulheres que existem e que passam por situações parecidas ou quase.
É um livro tão tão delicado que você precisa ler com o coração realmente, se por no lugar das personagens e do próprio Fio, para poder compreender que é nada mais do que um belo e sensível retrato da vida.
comentários(0)comente



isabellebessaa 04/06/2024

Eu amei olhos d'água, então estava com a expectativa altíssima pra esse livro, mas sinceramente não gostei muito o rumo que a narrativa tomou.

Me incomodou ver tantas mulheres submissas ao galã da obra, como se só existisse e como se essas mulheres não tivessem nada mais de interessante pra fazer kkkk

Compreendo que há um universo sendo representado aqui, quanto a experiência subjetiva e amorosa de homens e mulheres negras, mas eu esperava algo diferente.

Mesmo assim, é um livro muito bem escrito, como tudo que Conceição Evaristo faz. Quero conhecer os outros livros publicados dela.
comentários(0)comente



jessica.guabiraba 30/05/2024

Fio Jasmim é um homem apaixonado pela vida, pelas mulheres e pela conquista. Ele sempre acha uma mulher que nine o menino grande que ele é. Por onde Fio passou deixou sua marca através das paixões avassaladoras que ele vivenciou, me lembrou até aquela música de Martinho da Vila (Mulheres). Conceição nunca erra na sua prosa poética, dá gosto de ler, a obra é intensa como o protagonista, as mulheres sempre retratam dores diferentes, causadas ou aliviadas por Fio Jasmim, tem poder e submissão, tem reflexão e reflexo. É de se apaixonar.
comentários(0)comente



Grecia.Regis 30/05/2024

Ler Conceição Evaristo é sempre uma experiência muito gostosa. Ao ler tinha a sensação que alguém estava me contando as histórias e me envolvia fácil. O problema é que acaba ficando um pouco repetitivo, então acabei fracionando a leitura que era bem curta. Me peguei dividida entre odiar o Fio Jasmin e aceitar seu vício em sedução, culpando seus traumas vividos.
comentários(0)comente



Marina516 30/05/2024

4,5/5
Fiquei muito envolvida com a leitura. Queria muito saber detalhes das histórias de cada mulher que passou pela vida do Fio Jasmim.
comentários(0)comente



Giacomet1 29/05/2024

Reflexão sobre encontros e relações
Livro rápido de ler, conta a história de Fio Jasmim e suas mulheres, com uma narrativa muito fluída, e traz várias e grandes reflexões a respeito de encontros, relações, masculinidade, sexualidade, abandono paterno, descaso dos homens, condição das mulheres.
comentários(0)comente



Lucas Lima 28/05/2024

Um bom livro
O livro funcionaria melhor como um livro de contos. A partir de determinado momento, você já entende que o personagem principal irá se envolver em um novo romance etc etc., o mais encantador é a forma de escrita da Conceição evaristo, uma verdadeira mestre das letras.
comentários(0)comente



liv332 28/05/2024

Canção para ninar menino grande
O livro de Conceição Evaristo aborda mais uma vez a vivência da mulher preta e suas dores. É narrada a história de Fio Jasmin e as mulheres de sua vida, muitas que foram abandonadas com seus filhos.
Em meio às muitas histórias apresentadas à nós leitores, vamos conhecendo várias mulheres, culturas e um pouco mais de Fio Jasmim, com seus pensamentos e vivências.
Achei muito interessante a leitura, mesmo não sendo o que geralmente leio, e a escrita bem clara de Conceição é de fácil compreensão e estimula o leitor a mergulhar na história.
comentários(0)comente



jevfurlan 28/05/2024

Essa mulher é uma gênia!
Apenas leiam conceição evaristo, terminei minha primeira leitura dela e mal vejo a hora de começar a próxima! essa mulher é uma gênia!
comentários(0)comente



566 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR