Bruno 21/09/2022
Conflito de gerações: violência, dinheiro e drogas
Também conhecido como ‘Onde os fracos não têm vez’, o romance na sua essência fala sobre conflito de gerações. O protagonista, Xerife Bell, faz diversas reflexões sobre o conservadorismo e o progressismo, onde drogas e violência mudam o paradigma de cidades do interior do Texas nos anos 80.
O livro conta a história de Moss que se depara com uma cena de crime de contrabandistas. Ele acha uma mala com alguns milhões de dólares e no momento que decide levar ela consigo desencadeia uma sequência de eventos, incluindo a perseguição incessante do icônico vilão, Anton Chigurh, um assassino caótico e compulsivo.
O que achei mais interessante nesse livro é a forma de construção dos diálogos. É extremamente natural, não só pelo uso de expressões, mas pela repetição e concordância das sentenças. O autor não usa aspas ou hífens para indicar fala dos personagens, ele simplesmente consegue deixar claro quem está falando na forma com que escreve.
O livro deu origem ao filme vencedor do Oscar 2008, o qual é uma reprodução muito fiel que abusa muito do uso dos diálogos letra por letra do livro, com atuações excepcionais de Tommy Lee Jones, Javier Bardem e Josh Brolin. O final, assim como o livro, é controverso, pois é aberto a interpretações e traz a mensagem da história: as velhas gerações não compreenderão as novas.