J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 30/04/2020Um grande mistério inovadorA genialidade de Stuart Turton mostra ao mundo que em raras ocasiões um autor novato mostra talento o suficiente para superar os grandes e experientes e dar uma nova luz ao gênero de mistério e assassinato que, mesmo sendo tão explorado, já passou seus dias de glória a tempos.
A escrita do autor é bem funcional. A narrativa em si é complexa porque é muito fragmentada, intencionalmente é claro. O autor tem que criar voz para cada personagem e garantir que seus leitores não se confundam com eles, nisso ele consegue em quase todo o livro. Existem momentos mais confusos quando certas informações novas parecem ter sido acrescidas ao acaso e as pressas mas isso muito pouco se releva na história.
E é a história o maior trunfo deste livro, ela é absurdamente eletrizante e prende o leitor até sua conclusão. Já disse em outra ocasião que livros de mistério tem que prender o leitor até o fim e, para isso grandes mestres com Conan Doyle e Agatha Christie se valeram de contos e livros mais curtos. Mas aqui nós temos quase quinhentas páginas para ver o fim do mistério e mais que isso somos obrigados a ver o mesmo dia sobre oito pontos de vista narrativos, e isso quase não é percebido. Não fica tão cansativo é as páginas correm como água.
A gama de personagens criadas é unica. O protagonista é uma colcha de retalhos na personalidade pois assume a vida de outros oito convidados e começa a ver aspectos da vida de cada um. Some isso a personalidade própria dele e você tem um desafio interpretativo incrível. O autor consegue criar algo absurdo com essa premissa e surpreender o leitor a cada camada de personalidade revelada.
As sete mortes de Evelyn Hardcastle é um grande livro de mistério que merece ser liso e relido. Como conselho para os querem essa aventura não ocupem muito a mente tentando revelar o mistério pois até às dez páginas finais eu mesmo não tinha certeza de tudo e vi muitas teorias indo por água abaixo. Deixem a narrativa tomar vocês e, como os personagens, entrem nela.