Maigret e o Matador

Maigret e o Matador Georges Simenon




Resenhas - Maigret e o Matador


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Adamastor Portucaldo 27/06/2024

SIMENON também faz crítica social!
Pra nós, isso é ficção [livro de 1969] das braba, pois é cometido um crime e a polícia põe-se a investigar!! E investiga! E o criminoso é descoberto, preso e julgado e vai cumprir pena, sem choro e nem vela! Isso não é spoiler, pois com Maigret o crime sempre é desvendado, ou será que fica algum pendente? De quebra, resolvem um outro crime, num golpe de sorte daqueles que trabalham. Ok: também tem advogado que defende bandido e o cabeça dos crime$ que leva o lucro, parece que fica para outra oportunidade. O policial é trabalhador e não aceita presente (onde já se viu!!).
Um médico (amigo do Maigret) atende muitos doentes e está abaladíssimo, pois "estão nos transformando em (maus) funcionários e a medicina numa máquina de vender cuidados (...inadequados), não podendo mais dedicar a cada doente o tempo necessário." E na polícia está ficando parecido, pensa o inspetor! E o resto é a estória contada pelo belga prolífico. Viciante (certo, cada um tem sua droga de eleição, hahaha).
comentários(0)comente



Cleberson 09/02/2024

Tenta se o que nao é
Embora tenha um público, eu achei que ele tenta pegar a essência da agatha e misturar com o sherlock e isso acaba tirando o brilho próprio que a história poderia ter.

Achei arrastado demais a trama, encontrei esse livro em um sebo por apenas R$3,25 encarei ele por ser médio de páginas.

Mas acredito que muitos que possam a vir a lerem, acabaram deixando de lado.
comentários(0)comente



Angelo 01/01/2013

Uma história psicológica de Maigret
Como trama básica, neste livro, Maigret investiga a morte de um filho de importante empresário francês que foi assassinado por múltiplas facadas nas ruas de Paris em uma noite chuvosa. Conforme se estabelece logo de início, a vítima tinha por hábito gravar secretamente conversas de estranhos por bares, ruas e lugares públicos. A dúvida, então, se instala. Teria isso algo a ver com o seu homicídio?

Curiosamente, em mais uma diferente perspectiva que os livros de Simenon nos oferece em relação a outras novelas policiais, a descoberta do autor do homicídio e sua motivação vão se tornando cada vez menos relevantes na trama, a qual passa a se concentrar mais no aspecto psicológico de Maigret e da relação à distância que ele vai desenvolvendo com o "matador".
comentários(0)comente



Eduardo 27/06/2011

Trama bem elaborada pelo Simenon: um jovem brutalmente esfaqueado depois que saiu de um bar em Paris debaixo de uma chuva torrencial. O comissário Maigret tenta resolver este caso por meio de uma investigação bem minuciosa, apesar da escassez das pistas que poderiam levar ao assassino. Maigret não é partidário dos julgamentos prévios e/ou construir uma opinião sobre os fatos sem ter fontes que possam dar bases as suas conclusões ainda mais em um caso que a motivação é desconhecida: matou o jovem, mas não levou o seu gravador e nem a sua carteira. Por quê? Além disso, o título do livro só pode ser entendido nos últimos capítulos da trama.
comentários(0)comente



Karol 22/06/2011

Um bom livro.
Esse foi o primeiro livro desse autor que li e gostei muito da história.Claro que não é um mistério policial intrigante, mas é uma leitura rápida e fácil, que conseguiu me prender até o fim. Devo ressaltar, porém, que o final deixou um pouco a desejar, no que diz respeito às motivações do assassino.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5