spoiler visualizarPedróviz 21/09/2024
O outro lado da meia-noite
O outro lado da meia-noite consiste num enredo envolvendo primariamente três personagens, num triângulo amoroso.
Noelle é uma mulher ambiciosa e vingativa, que assim se tornou em virtude da sua infância e de decepções. Linda e inteligente, não lhe era difícil conquistar corações, fato que favorece sua carreira artística. Um dia Noelle conhece Larry, um aviador que participava da luta na 2a Guerra Mundial. Contudo, após algum tempo de relacionamento com Noelle, Larry a deixa, o que desencadeia uma sede de vingança em Noelle. Enquanto Noelle continua sua carreira artística de sucesso, Larry conhece Catherine, com quem casa e constitui família, o que amplifica a ira de Noelle. É quando Noelle conhece um magnata grego chamado Constantin Demiris, que por ela se apaixona e quem ela pretende usar na sua vingança contra Larry. Demiris, ao descobrir a tramoia em que está envolvido, também resolve se vingar, resultando num desfecho impactante.
Bom... Vejo muitos comentários condenando o livro e o autor por estereotipar as mulheres como objetos do prazer do homem e como bonecas submissas, não importando o quão lutadoras elas sejam. Bom, esta opinião é válida diante da realidade atual, em que tudo se problematiza por problematizar e se questiona por questionar. Estamos lendo um livro de um autor dos anos 1970 e ambientado nos anos 40 e certas ponderações podem se mostrar anacrônicas, exceto se o leitor desejar criticar o modo de vida passado pelos pais, avós e por aí vai.
Na minha opinião, o caso não merece tanta celeuma: o livro não passa de repetição de um mesmo tema, repetido no cinema, na literatura e na publicidade. Mas prefiro afirmar que, dentre todos os defeitos, o livro é mesmo marcante, bem escrito e sua leitura proporciona um ótimo entretenimento.