Márcia 22/10/2023
O Duque e a Fugitiva - Sara Fidelis
Esse romance é o último da trilogia Paixões Improváveis da autora Sara Fidelis.
O romance narra a história de Maryelen e Sebastian. Maryelen é a filha do primeiro casamento de um duque. Esse duque se casa novamente e sua nova esposa tem uma filha.
Maryelen e deixada de lado pela familia, já que a nova esposa tem uma filha e ela se torna a prioridade para um bom casamento.
Maryelen é muito próxima de uma empregada da família e essa empregada sugere que o pai de Maryelen é muito cruel e abusivo.
Sebastian não é o filho primogênito e, no caso, o próximo duque. O seu irmão Charles é quem vai herdar o ducado.
Maryelen e Sebastian se apaixonam durante a história e ela conta a família a decisão de se casar com Sebastian, mesmo sabendo que os planos de seu pai são outros. Seu pai não permite esse casamento, pois a ideia dele é que ela se case com um homem mais velho e que possa beneficiá-lo perante ao rei.
Seu pai a maltrata e a trancafia no porão junto com sua amiga e empregada Elaine. Ela foge e se envolve em um acidente onde Charles morre. Sebastian a procura sem sucesso.
Passa-se anos e Helen (é assim que Maryelen e conhecida) esta trabalhando para Juliette como dama de companhia, Sebastian ainda a procura por todos os hospitais e hospícios da Grã Bretanha. Agora ele é duque pois Charles morreu durante a fuga de Maryelen e precisa se casar para conservar o ducado.
Sebastian faz a corte a Juliette e se envolve em um duelo com lorde MacRae e acaba sendo baleado na perna. Durante duelo Sebastian acredita ter visto Maryelen no local chorando e não descansa enquanto não encontrá-la.
Entre buscas e fugas, Sebastian encontra Helen e descobre toda a história. Ele jura vingança e arma um plano para desmascarar o pai de Helen e o fazer pagar toda crueldade.
Sebastian e sua família convidam todos da Inglaterra, inclusive o rei, para um baile onde Sebastian vai anunciar seu casamento.
Durante o jantar, Sebastian humilha e desmascara o duque , que fica preso na masmorra do castelo de Sebastian.
O pai de Helen é assassinado na masmorra e a culpa recai em Sebastian, que nega. Sebastian procura o assassino apontado por uma empregada e descobre que foi Charles, que não morreu durante o acidente mas ficou desmemoriado.
Charles recupera a memória e conta que foi resgatado após o acidente junto com uma moça. Ele se apaixonara por essa moça, que revela ter sido vitima de uma crueldade praticada pelo o duque morto por isso ele foi ao castelo se vingar .
Na verdade, se descobre que o duque não foi assassinado mas sofreu um acidente onde bateu com a cabeça e morreu.
Ao final do romance, Sebastian e Helen se casam com uma grande festa e todos os personagens da trilogia comparecem a festa.