As gêmeas de Auschwitz

As gêmeas de Auschwitz Eva Mozes Kor




Resenhas - As Gémeas de Auschwitz


60 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Alexandreflausino 22/03/2024

Em 20 dias, estarei visitando Auschwitz, e este livro foi uma contribuição valiosa para meus estudos prévios à viagem. A leitura é intensa, porém, o que traz algum conforto, mesmo que mínimo, é a perspectiva da libertação das gêmeas. Contudo, ler sobre as atrocidades dos experimentos feitos pelo médico Mengele em gêmeos e crianças é profundamente perturbador. Auschwitz é, sem dúvida, uma dolorosa lição sobre a capacidade humana para a perversidade.
comentários(0)comente



Christiane.Cidral 15/03/2024

GÊMEAS DE AUSCHWITZ
Tenho muito interesse por esse tipo de leitura, principalmente essas sobre histórias reais de pessoas que sobreviveram ao Holocausto!!

O que os Judeus sofreram com o Nazismo é algo extremamente cruel e desumano, quando você lê uma historia como essa de sobreviventes é algo que faz você repensar sua vida!!! Não menosprezando o sofrimento de cada um, mas é inegável o poder de superação que essas pessoas tiveram depois de ter sobrevivido as condições sub humanas.

Esse livro conta a História de Eva e Miriam que eram gêmeas e foram usadas pelo Dr. Josef Mengele com experimentos que até hoje não se sabe o que ele injetava nas crianças, algo horrível e desumano, além de terem sofrido com a perda seus pais e suas 2 irmãs logo que foram separadas deles no campo.

Muitas crianças morrem na época em função dos experimentos, outros não suportaram e algumas que sobreviverem tiveram sequelas.

Até onde a crueldade humana pode ir, não dá para acreditar que crianças suportaram além de todas restrições do campo de concentração, sobreviver a esses experimentos cruéis.

A história das duas de superação, é incrível!!!

Indico a leitura!!!
comentários(0)comente



sttets 04/03/2024

Incrível!
Eva, que menina mais doce e determinada. Mesmo após tudo o que viveu em Auschwitz, vem e nos mostra o sentido do perdão. Esse livro foi um belo soco no estômago e acabou comigo! Não tem como ser diferente se tratando de um assunto tão delicado e sensível como foi essa época. Só leiam!
comentários(0)comente



gabs 15/02/2024

Eva Kor
Sem dúvidas uma gigante, uma mulher guerreira que lutou pela vida da irmã e pela própria vida, e continuou a lutar sem nunca perder a esperança. Sinceramente eu acho que eu não seria capaz de perdoar da mesma forma que ela fez, isso só demonstra mais ainda a força e determinação dela, queria ter conhecido esse livro antes, sem dúvidas isso é mais que um relato, é uma parte da história que nunca deveríamos esquecer.
comentários(0)comente



Liana60 10/02/2024

As Gémeas de Auschwitz
É um livro muito fácil de ler para quem está habituado ao tema e para quem gosta de livros sobre Holocausto.

É uma história muito parecida com "O Tatuador de Auschwitz", só que mostra outro lado do campo de concentração Auschwitz-Birkenau: os gémeos de Mengele e as suas experiências para com estes.

É uma história verídica em que o amor e a vontade de viver falam mais alto do que a dor e a perda.
comentários(0)comente



Milena1196 26/01/2024

Obrigado Eva Kor
Esse livro ajudaria e muito a ter uma visão de como era ser alguém que foi separado de sua família em um campo de concentração. Mas eu li porque eu tenho uma pequeeena obsessão por relatos do Holocausto.
comentários(0)comente



Valentina.1 26/01/2024

As gemeas de auschwitz
Nossa, esse livro traz um relato tão sincero de uma vítima de um dos piores momentos da humanidade, tem tantos momentos que fazem com que nos vemos a vida de uma maneira diferente, isso me pegou de um jeito! Mas as sequelas após os experimentos, e as perdas também são inigualáveis. Gostei muito de como a Eva transmitiu os sentimentos dela nesse livro, foi uma leitura rápida mas não foi cansativa
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



VitAria1331 29/12/2023

O livro que pesou a minha alma
Quando comecei a ler esse livro não imaginava que seria tão forte, tão pesado, tão avassalador. Quanto mais eu lia mais me transportava para à realidade daquelas meninas que em um dia viviam normalmente e no outro lutavam para sobreviver.
Primeiro o livro te dá raiva. Como aceitaram esse tipo de coisa? Como não fizeram nada? Como a sociedade chegou a esse ponto. Depois você sente angústia. Porque um ser humano trataria outro ser humano assim? E por último, você sente tristeza, tristeza porque isso realmente aconteceu, pessoas morreram, foram torturadas, perderam a humanidade. E você fica mais triste ainda quando sabe que até hoje pessoas que fizeram esse tipo de mal são exemplos para outras pessoas.



Este livro mudou a minha visão sobre o holocausto, foi bem mais forte e bem mais cruel do que jamais poderíamos imaginar.
comentários(0)comente



Alicia147 27/12/2023

Uma história indiscutivelmente forte
Eu já li milhares de livros sobre segunda guerra mundial, mas nenhum sobre os experimentos humanos. Achei que seria apenas sobre esse tema, mas foi muito mais que fatos, ainda mais o final do livro. Enfim, me deixou pensativa .
comentários(0)comente



Priscila700 18/11/2023

Eva Mozes
Eu já havia tido contato com o documentário feito por Eva Mozes, mas confesso que ler o livro que ela escreveu contempla muito mais detalhes e nos faz estar dentro da sua história. É uma leitura gostosa e por mais que fale de um assunto muito forte e polêmico, ainda assim, Eva trouxe leveza a sua história.
Já li outros livros sobre o Holocausto, mas confesso que é a primeira vez que a leitura me prende e não me faz sentir angústia o suficiente pra largar na metade, e ter que retomar em outro momento.
A intenção de Eva era contar a sua história de uma forma leve e que as pessoas soubessem o que realmente aconteceu, ela teve sucesso neste quesito, uma vez que ela passou a história de uma forma que você sente a dor de Eva e suas angústias, mas ao mesmo tempo consegues ver a força e superação da menina de 10 anos com sua irmã gêmea. Ela ressalta que queria que as pessoas vissem o holocausto como realmente era, mas também a vissem como uma vitoriosa, e ela é apresentada como a mulher batalhadora forte e vitoriosa que realmente foi. ? ?
comentários(0)comente



Nana 17/10/2023

Livro nr 48 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Romênia"

Uma leitura rápida , comovente, triste, e que deixa uma lição de vida!

O livro é narrado por Eva, uma das gêmeas sobreviventes do holocausto, que passou pelos experimentos do Dr Mengele. Ela poderia ter sido uma pessoa amarga, revoltada por tudo que sofreu na infância, mas optou por usar todo esse sofrimento a favor da humanidade, apresentando palestras, ajudando os outros, fazendo excursões para levar pessoas a conhecerem Auschwitz e com isso tentando evitar que esses horrores nunca mais voltem a acontecer.

No posfácio do livro, conta que Eva foi muito criticada por alguns sobreviventes, por dar declarações de que ela perdoava os nazistas. Acho que isso serve para refletirmos, pois entendo que a maioria das pessoas não conseguiria realmente perdoar as atrocidades cometidas, mas é importante respeitar a decisão de cada um.
Se para ela viver em paz foi preciso que demonstrasse esse perdão aos nazistas, acho válida a decisão dela e respeito.
O que ela deixou para mim foi o exemplo de um ser humano de muita coragem e determinação.
comentários(0)comente



Camila 13/10/2023

Um comovente relato de uma sobrevivente dos campos de concentração que foi separada de sua família e submetida aos experimentos do dr. Mengele junto com sua irmã gêmea.

Assim como todos os livros sobre a Segunda Guerra Mundial, é denso e cheio de momentos difíceis de serem lidos.

Por ter uma irmã gêmea, Eva tinha alguns ?privilégios?, e mesmo assim é extremamente incômodo imaginar a situação em que elas viviam.

Ela conta um pouco sobre os experimentos do famoso médico conhecido como o ?anjo da morte? justificados pela sua busca pela raça superior, os arianos; e sobre a rotina para sobreviver ao tratamento desumano que recebiam.

Após serem libertadas de Auschwitz, ela ainda compartilha como foi sua fase de readaptação à sociedade e de seu futuro trabalhando em prol da disseminação de informações sobre o que de fato acontecia nos campos de concentração, especialmente com os gêmeos de Mengele.
comentários(0)comente



Barbara193 27/09/2023

Em busca de liberdade
Por meio da escrita de Lisa Romany Buccieri, Eva Mozes (Kor), pode ter voz para expressar os horrores vividos por ter sido tratada como um dos experimentos de Mengele.

Eva e a irmã gêmea idêntica Miriam foram selecionadas para uma ala diferente dos demais, por serem gêmeas idênticas, em Auschwitz, separadas da família para sempre, com apenas 10 anos de idade, ela teve de utilizar a resiliência e o desejo de vencer para salvar a irmã e a si.

O livro traz um pouco das atrocidades, superação, resiliência, o sentido do perdão para Eva e a busca e conquista da liberdade.

??????
comentários(0)comente



60 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR