spoiler visualizarMichele.Acquafreda 18/01/2024
AS GÊMEAS DE AUSCHWITZ - EVA MOZES KOR
livro 2/2024
Realizei essa leitura durante minha viagem para Porto Seguro e, apesar de abordar um tema pesado, ao final da leitura me senti leve e com um enorme sentimento de gratidão.
*Eva, obrigada por me ensinar tanto!*
O livro é narrado em primeira pessoa e traz a vivência de Eva, sobrevivente do Holocausto.
Eva, garotinha Romena de apenas 10 anos na época, foi enviada, juntamente com sua irmã gêmea Miriam para o campo de concentração de Auschwitz. Por serem gêmeas foram selecionadas para os terríveis experimentos nazistas, comandados pelo Dr. Josef Mengele.
As meninas perderam os pais e as outras irmãs durante o Holocausto e foram as únicas sobreviventes da família.
Eva relata algumas situações vivenciadas e as estratégias que teve para superar esse momento.
Apesar de todo sofrimento, Eva nos traz grandes lições em seu livro. Ela nos mostra o quanto está acima de nosso grau de evolução ao perdoar publicamente os nazistas e as atrocidades realizadas contra ela. E, com isso, perceber que através do perdão conquistou sua cura e sua libertação interior.
Em 1984, Eva fundou a organização CANDLES e através dela descobriu diversos sobreviventes de Josef Mengele.
Em 1995 fundou o museu do Holocausto, com o intuito de ensinar às pessoas sobre a eugenia e o Holocausto e, com isso, alertar sobre a destruição que o ódio pode causar e o poder do amor para a conquista da paz mundial.
Eva reforça muito a importância do não julgamento dos descendentes dos nazistas. Eles são responsáveis apenas pelos seus próprios atos e não pelos atos dos seus anteriores.
Me emocionei demais com o livro e compartilho aqui alguns trechos e lições que levarei comigo:
1 - Jamais desista de si mesmo ou de seus sonhos, pois tudo de bom na vida é possível.
2- Julgue as pessoas pelas ações delas e pelo conteúdo de seu caráter.
3 - Perdoe seu pior inimigo, e perdoe qualquer um que o tenha magoado - isso vai curar sua alma e libertar você.
4 - Eu espero, de algum modo humilde, enviar ao mundo uma mensagem de perdão, uma mensagem de paz, uma mensagem de esperança, uma mensagem de cura.
Que não haja mais guerras, basta de experimentos sem consentimento, basta de câmara de gás, basta de bombas, basta de ódio, basta de assassinatos, basta de Auschwitzes.