As gêmeas de Auschwitz

As gêmeas de Auschwitz Eva Mozes Kor




Resenhas - As Gémeas de Auschwitz


60 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Carla1360 13/11/2024

Emocionante
Não tem como descrever um livro desse senão emocionante. Eu o li com um nó na garganta.

No começo da história, o livro já me lembrou bem como sempre pensamos que nunca vai acontecer com a gente. Os pais de Eva de certa forma relutaram em acreditar no tamanho da maldade do que estava acontecendo e nem da pra julgar, é difícil imaginar no que os nazistas foram capazes.

O livro conta a história de Eva e sua irmã gêmea, Miriam. Ambas separadas da família (pais e irmãs) na Época do Nazismo.

Por serem gêmeas, elas foram selecionadas para estarem sob experimentos científicos em Auschwitz, juntamente com outros pares de gêmeos.

A história é contada em primeira pessoa, e narra a estada de Eva e sua irmã no campo de concentração e tudo o que precisaram para sobreviver.

É um livro intenso e emocionante do começo ao fim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana:) 30/09/2024

Medo, dor e ? por fim ? libertação: As Gêmeas de Auschwitz.
" Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. "

-Cecília Meireles

Quem poderia conceber uma tragédia de tamanha magnitude? Uma tragédia que não apenas redefiniu o conceito de "miséria humana", mas o elevou a um novo patamar. Certamente, tais pensamentos jamais cruzaram as mentes ingênuas de Eva e Miriam Mozes, que nunca sequer poderiam imaginar que estariam no âmago de um desafio quase insuperável: a sobrevivência em meio ao horror de Segunda Guerra Mundial.

A força dessas gêmeas é indescritível! A luta delas para simplesmente sobreviver por mais um dia me tocou tão profundamente que, em diversos momentos do livro, precisei parar para refletir. É verdade que ler sobre um tema tão pesado é extremamente difícil, especialmente quando lembramos que todo o sofrimento narrado fez parte da realidade de alguém ? ou, pior ainda, de uma criança inocente de apenas dez anos que teve a sua infância e família destruídas, como mostra a página 40 a 42:

" De repente, senti como se estivesse aterrissando em meu corpo novamente. Olhei em volta e senti o corpo de Miriam trêmulo perto de mim. Mas onde estava papai? E onde estavam minhas irm?s mais velhas, Edit e Aliz? Procurei desesperadamente, segurando firme as mãos de minha mãe e de minha irm? gêmea, num aperto de morte. Não conseguia encontrar o restante da minha família. Após quatro dias de proximidade intensa com minhas irmãs mais velhas e papai, em meu desnorteamento e confusão, eu os havia perdido.

JAMAIS VOLTARIA A VÊ-LOS. "

Funestamente , esse só foi o início de seu extenso sofrimento, que pendurou durante toda a sua estadia naquele lugar horrível e percorreu durante grande parte da sua vida...

No entanto, como é destacado no posfácio, Eva Mozes Kor conseguiu superar todas essas tribulações e encontrou a determinação necessária para perdoar todos os nazistas, incluindo o temido ?Anjo da Morte?, Josef Mengele, um dos médicos
responsáveis pelos cruéis e antiéticos experimentos em gêmeos. Pois como dizia Eva: Perdoe seu pior inimigo e perdoe qualquer um que o tenha magoado - isso vai curar a sua alma e libertar você.

Dessa forma, gostaria de ressaltar a tenacidade que todos que estiveram envolvidos no Holocausto tiveram, sendo eles as vítimas ou os culpados que honestamente pediram perdão e uma segunda chance.

? Recomendo a leitura! ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thais 16/09/2024

Inacreditável
Mesmo já tendo lido diversos livros de sobreviventes do pior que já ocorreu no mundo, ainda fico chocada e chateada em saber que pessoas passaram por esse horror.
comentários(0)comente



Juliana 08/09/2024

Mais um relato sobre o holocausto, dessa vez sobre duas irmãs de apenas 10 anos, que por serem gêmeas foram submetidas aos terríveis experimentos do médico Josef Mengele. A superação e companheirismo das duas é incrível!
comentários(0)comente



eujoannycosta 07/09/2024

?A raiva é a semente da guerra; o perdão é a semente da paz?
É sempre angustiante ler relatos sobre o holocausto, é um tópico sensível e grotesco na história da humanidade. Chega a ser até ?inacreditável?, não é possível que o ser humano seja tão cruel. Sim! É possível, é real e aconteceu não tem muito tempo historicamente falando.

Histórias assim devem ser lidas e relidas e disseminadas pelo mundo para que nunca mais se repita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcelo1479 27/06/2024

Relatos fortes sobre o holocaustos e exemplo de perdão.
Nesta leitura a autora nos leva aos acontecimentos do holocausto de uma forma leve e de fácil compreensão onde iremos ver como o perdão faz a diferença em nossas vidas. Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



att_mx 21/04/2024

Esse livro é super necessário.
São relatos de Eva Mozes que sobreviveu a Auschwitz junto com sua irmã gêmea.
É bastante difícil de ler, mas necessário.
Me estimulou querer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial e todo o contexto social e político da época.
comentários(0)comente



Elizabeth 20/04/2024

Perdão
Apesar de tudo o que Eva passou na antes, durante e depois da guerra, ela foi grande em perdoar. Que mulher grande.
comentários(0)comente



Natalia.Palazuelos 17/04/2024

Excelente leitura! Você embarca na época do Holocausto e aprende TANTO com a Eva. Sobre altruísmo, perdão, resiliência.
comentários(0)comente



Helô 07/04/2024

Auschwitz
Mais um livro, um relato de uma parte horrível da história. Que bom que apesar de tudo, Eva teve forças para sobreviver e perdoar. Me emocionei do início ao fim
comentários(0)comente



60 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR