Lala 07/01/2021
Aquele sentimento de infância que existe em todos nós...
Li esse livro no segundo ano do fundamental, era um dos livros de literatura que a gnt precisava ler naquele ano e eu lembro que gostei muito, me diverti e li rapidinho, vendo as ilustrações. Mas agora, o sentimento ao ler o livro é diferente, ao mesmo tempo que parecido.
Eu vi que ele não é uma história do Menino Maluquinho como as outras e percebi que nem mesmo é sobre o Maluquinho e sua turma. É sobre o menino e a menina que existem em todos nós, acima de tudo, é um livro sobre a infância. A época em que o tempo parece passar mais devagar e dá pra aproveitar cada minuto, quando cada dia era uma aventura, quando a maior das felicidades era sair correndo, fingindo ser um herói, heroína,pirata ou princesa.
Na releitura, percebi que o livro fala sobre assuntos bastante delicados, como o divórcio dos pais do menino e o processo dele lidando com isso. Outra questão, inventada filme, que é uma adaptação que eu gosto bastante, fala sobre a perda,tudo pelos olhos de uma criança,aprendendo a viver e lidar com os baques da vida.
É um livro sensível, fofo, engraçado,divertido e gostoso de ler, que traz a nostalgia de ser criança. A simplicidade, as piadas que contávamos e ríamos a toa, a alegria de brincar.Tudo isso que ficou para trás,afinal, podemos segurar tudo,exceto o tempo, que avança impiedoso, e como o Menino Maluquinho cresceu, a gente também cresce. Mas eu sei que dentro de cada pessoa crescida, existe um menino ou menina que ainda gosta de sonhar e correr, livros como esse são nosso encontro com esses meninos e meninas que foram levados pelos anos, como um encontro entre passado e futuro. Aquela saudade bonita que chamamos de nostalgia.