Jesnner 02/06/2022
O menino maluquinho era um menino feliz
Em 1980, Ziraldo publicou um clássico, uma daquelas obras que vivem no imaginário popular há tanto tempo que parecem fazer parte da imaginação coletiva. O Menino Maluquinho é um personagem icônico, um daqueles que todo mundo conhece, já foi, ou quer voltar a ser.
O livro infanto-juvenil narra a história de um menino, um menino comum, que brinca, corre, pula, se joga, ama, estuda, às vezes não estuda, desenha, rabisca, pinta, imagina... enfim, um menino comum.
As ilustrações e a diagramação são um primor, isso porque algumas das gravuras foram criadas por crianças mesmo. O jogo entre as palavras e as ilustrações também é bem bacana. Um livrinho gostoso de ler.
Uma das coisas que mais me inquientam ao ler obras infantis é como elas tocam no fundo da alma do adulto. Perceber como o Maluquinho tinha tanto tempo quando criança, tempo para tudo, e mesmo assim não ter conseguido segurar o tempo. O menino cresce e se torna um cara, o cara legal.
Aqui são poucos os elogios que consigam representar o tamanho dessa obra atemporal, indicada para todas as idades. O menino feliz é um pouquinho da infância espalhado por algumas páginas e por muitas memórias!