Lia 21/01/2020
"O silêncio aos vivos, a dor aos mortos."
As Duas Faces da Realidade é um livro que reúne contos onde a autora brinca entre dois mundos: a fantasia e a realidade. Com uma escrita leve e gostosa da Maria Anna, nos jogamos nesse compilado entre a realidade imaginada e a existente com tamanha profundidade que nos perdemos na leitura.
Somos levados através de textos bem escritos em que a autora mostra as duas faces fazendo com que nos percamos em suas palavra, seja em um conto recheado de fantasia, que muitas vezes tem uma dose de realidade, ou uma crônica que retrata situações que vivemos no nosso cotidiano. A cada conto lido temos uma nova perspectiva mostrada pela Maria Anna.
Um livro curto que nos traz um universo com diversas possibilidades, recheado de fantasia e imaginação que nos leva á reflexão com sua profundidade, na reunião de contos onde temos: uma senhora que fala com suas rosas fofoqueiras; e outra perdida entre a realidade e as lembranças da sua infância; a personificação da Democracia sendo silenciada, amordaçada; o peso de carregar a dor que o outro não aguenta; os sentimentos de uma noiva na véspera de seu casamento e a rotina de uma diarista lutando pelo sustento, essas são algumas realidades que nos aventuramos durante a leitura e que mais me marcaram.
"Sonhava que um dia conseguiria sair daquela prisão e, quando saísse, ninguém nunca mais silenciaria essa mulher, nem aos meus filhos e filhas. E eu andaria livre pelo meu país. Só precisava que conseguissem me tirar dali. Batava somente uma chance... Mas o silencio agora é tudo que conheço."
As Duas Faces da Realidade é um livro que recomendo para todas as idades, mas acredito que cada um vai ter seu entendimento sobre as realidades mostradas nos textos que nos faz refletir. Uma leitura gostosa e instigante com alguns contos que nos marcam.
site: https://construindoestante.blogspot.com/2019/12/resenha-as-duas-faces-da-realidade.html