Lethycia Dias 21/05/2020Realismo fantástico a la Luis BorgesBaixei esse conto gratuitamente há algumas semanas, surpresa por nunca ter ouvido falar desse spin-off da série "O Cemitério dos Livros Esquecidos". Como reli "A Sombra do Vento" este mês, aproveitei para emendar a leitura, e eu não poderia ter feito uma escolha melhor.
Nesse pequeno conto, Zafón nos transporta no tempo para uma Barcelona do século XV, tomada por uma doença mortal e controlada por um perigoso inquisidor, e por meio do diário de um viajante, nos apresenta a origem do que, mais tarde, viria a ser o Cemitério dos Livros Esquecidos. Também conhecemos, com uma modesta porém importante participação, um ancestral dos Sempere. A narrativa tem um tom de realismo mágico, e se torna ainda mais envolvente do que a prosa realista de Zafón com a qual eu já estava acostumada.
Não pretendo dar spoiler, então tudo o que posso dizer é que gostei muito da associação da origem do Cemitério às antigas civilizações e à necessidade humana de preservar seu conhecimento adquirido anteriormente, o que me faz lembrar do conto "A Biblioteca de Babel" de Jorge Luis Borges.
Por ser uma história curta, a leitura é bastante rápida, porém muito instigante. Para quem compreende o espanhol, recomendo muito a leitura.
site:
https://amzn.to/3cS8q6L