Racismo linguístico

Racismo linguístico Gabriel Nascimento




Resenhas - Racismo linguístico


38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Geovana189 16/02/2022

É um ótimo livro para introdução ao tema e recorrer a bibliografia utilizada. Gostei bastante da parte introdutória, mas sinto que acabou se perdendo um pouco nas análises das obras, faltou mais discussões do tema para além dos conceitos apresentados.
comentários(0)comente



dani 08/02/2022

O lado "calado" do racismo
Foi somente no primeiro semestre do curso de Letras, nas aulas de Linguística, que entrei em contato com o conceito de preconceito linguístico. Ou seja, passei boa parte da vida acadêmica sem enxergar que há muito mais na língua além das caixinhas de "certo" ou "errado". Agora, este livro ampliou ainda mais minha visão sobre o tema ao discursar sobre o racismo pelo viés linguístico.

Gabriel Nascimento explana como o racismo linguístico está arraigado, de forma insidiosa, no sistema educacional e na sociedade em geral. A aclamação de uma "norma padrão" privilegiada visa a manutenção de classes socioeconômicas, conferindo mais prestígio a certos grupos em detrimento de outros, ou seja, essencialmente populações negras e indígenas. Através da apresentação de documentos históricos, denuncia o linguicídio projetado e executado pela política colonial (ainda em vigor).

O livro é curto, mas bastante denso. Também fornece uma ótima bibliografia riquíssima para quem quiser se aprofundar no tema.
Báu do Norte 08/02/2022minha estante
Já está na minha lista de leitura de novembro


dani 08/02/2022minha estante
Que legal, Lorena! Espero que goste também.




Bialourenco 17/01/2022

Esse livro me acrescentou conhecimento necessário para entender a origem do racismo linguístico e como ele funciona na atualidade, eu não fazia ideia do que era epistemicídio e aprender com exemplos e textos de outros estudiosos me ajudou a entender seu significado e gravidade.
comentários(0)comente



pietrafiorio 01/01/2022

Necessário.
Livro extremamente rico de informações. Informações de extrema importância e abordadas em um ponto de vista excepcional.

O livro é incrível, muito, muito bom.

Recomendo demais a leitura, principalmente para aqueles que amam história e querem entender um pouco mais de um dos maiores problemas enfrentados desde o princípio da humanidade.

(A leitura está disponível no prime reading.)
comentários(0)comente



fernandaeve 10/11/2021

a dominação através da língua é a lógica comum do sistema jurídico do colonialismo no mundo ocidental.
comentários(0)comente



Beca 27/05/2021

"Racializar, portanto, não é praticar racismo reverso (o que é uma improbabilidade histórica). Ao contrário, é uma forma de alertar sempre ao sujeito branco que ele não é universal." (Pag. 109)

"... racializar é desinventar um mundo que desmotiva e esvazia a luta negra, ao mostrar sempre às pessoas brancas que elas criam um mundo intangível e supostamente imutável ao redor delas. É, nesse caso, perguntar a elas se elas conversam entre elas sobre racismo em uma dada festa onde os únicos negros são os trabalhadores." (Pag. 110)

Infelizmente ele não é perfeito, pois teria sido muito mais difícil sem um dicionário.
comentários(0)comente



Lais Duanne 11/05/2021

Importante
É um livro com uma linguagem mais técnica mas que permite a compreensão de pessoas leigas.

Apresentar diversas questões presentes na linguagem que inconscientemente passam "batido".

Me fez refletir sobre diversas coisas, principalmente, como a linguagem é capaz de reforçar o que se deseja.
comentários(0)comente



Rosa Lemos 03/05/2021

Necessário
Uma construção bem rápida mas ao mesmo tempo fulcral no assunto. Aprendi muito em poucas páginas, vou ter um novo olhar a partir da leitura que tive. Gerei quase 10 páginas de notas no kindle, se fosse livro físico o livro ia tá todo riscado!
Fiquei muito impactada com o documento gerado por Portugal em 1757 que explicava palavra por palavra do que hoje é entendido como extermínio linguístico ou linguicído.
Enfim, muito esclarecedor.
comentários(0)comente



Fernandes83 01/05/2021

Uma grata surpresa. É um livro acadêmico, de estudo, que eu me perdi em alguns momentos (talvez por não ser minha área), mas incrível, com muita fluidez o escritor nos traz dados, pesquisas e pensamentos importantes sobre a nossa história, nos fazendo refletir sobre diversos aspectos da colonização, do racismo sob uma outra face.
comentários(0)comente



Rosana 26/04/2021

Esclarecedor
O autor traz ao longo da leitura, reflexões sobre o epistemicídio. Termo que eu, até então, só havia encontrado no livro da Lélia Gonzalez.
comentários(0)comente



Luciana.Rodovalho 27/03/2021

Muito interessante ver o racismo linguístico em outras línguas influenciando nossa própria língua.
comentários(0)comente



Lu 05/03/2021

Levei meses para terminar a leitura, intercalando com obras de ficção. Apesar de necessária, esclarecedora e bem embasada, não foi fluida e nem fácil. Linguagem bastante acadêmica, mas nada de outro mundo.
Ensina sobre como a língua é utilizada como meio de dominação. Gostei muito de aprender o conceito de epistemicídio e linguicídio. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



William 28/02/2021

Como a língua pode ser usada para destruir outras línguas.
É um livro com muitas discussões profundas sobre o racismo linguístico me levando a entender como a linguagem pode ser usada para promover o racismo através do aniquilamento de outras línguas e o seu impacto na vida social das pessoas. Esse extermínio linguístico recebe o nome de linguicídio. O autor vai comentar, com referências, como ao longo da história do Brasil as línguas indígenas e africanas, sofreram um processo de sequestro e apagamento dos seus saberes e práticas tradicionais em nome de uma língua única nacional, atendendo aos interesses de uma classe dominante.
Mesmo o autor tentando escrever um texto mais simples, em vários momentos a escrita se torna acadêmica. Contudo, pelo menos comigo, sempre que aparecia algum termo que eu não entendia, consultava o significado na internet e depois prosseguia na leitura. A leitura me passou muitas informações que eu desconhecia. Por exemplo a LDB de 1961 retira a obrigatoriedade da oferta de ensino de inglês pelos conselhos estaduais de educação e é ratificada durante a ditadura militar. Assim somente as escolas privadas podiam oferecer o curso de inglês. Como poucas pessoas tinham condições de pagar um curso de inglês naquela época, acarreta uma elite privilegiada. Finalizando é um livro que todos devem ler e debater, principalmente os docentes.
comentários(0)comente



DarcioGeo 16/02/2021

Necessário.
O livro é riquíssimo em referências, tendo a obra um ótimo embasamento acadêmico. A leitura em si não é muito fluida e requer do leitor um certo grau de familiaridade com tomos acadêmicos. Recomendo por ser uma leitura necessária.
comentários(0)comente



jonatas 09/02/2021

Excelente livro!
O livro debate o racismo na nossa língua e como ele influencia as nossas ações e falas.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3