William LGZ 25/08/2023
O objetivo era trazer alegria mas me trouxe foi desespero
Devo ter assustado o leitor um pouco com esse curioso título mas, em meu caso, foi o que de fato aconteceu e por vários dias fiquei em um estado de ansiedade e tristeza tremenda.
Depois de várias semanas após a leitura hoje já estou bem melhor e acredito que ter passado por essa experiência foi algo até que bom para mim, pois ganhei maior resistência mental e passei a encarar a vida de uma forma melhor, mas já digo de antemão que não é um livro que eu recomendaria a todo mundo apesar disso.
Nele o autor, um iogue Sadhguru, nos apresenta uma rota para atingir o bem-estar absoluto através dos preceitos da ioga, que vai muito além da mera prática de exercícios físicos, também apresentando sua própria história e como foi para ele atingir o despertar, relatando suas experiências e vivências além de muitas dicas práticas para também outras pessoas alcançarem esse estado iluminado.
Embora seus ensinamentos não sejam tão diferentes do que já vi em outros livros de autoajuda espiritual, como os de zen-budismo da Monja Coen, a forma como o escritor os aborda e a sua insistência com o quão ínfima é nossa vida me pegou de um jeito drástico demais.
Senti que minha confiança e meu ego, que trabalhei muito para deixá-los moderadamente para cima durante os últimos anos, foram destruídos e passei a acreditar que nada mais importava depois dessa leitura.
Não só achei isso como também fiquei com medo desta conclusão, que para mim se tornou um fato por um tempo, e isso causou o enorme abalo emocional que senti durante aqueles dias.
Só com muito trabalho, lembrando de outros ensinamentos, recordando dos meus sonhos e metas, me distraindo e recebendo ajuda de parentes e amigos consegui voltar a ficar mais calmo. Podemos dizer que foi um período curto, não deve ter durado mais que duas semanas e tiveram alguns dias no meio que fiquei de boa, mas foi realmente muito doloroso.
No fim depois disso tudo consegui levar os seus aprendizados de uma melhor forma e me tornei bem menos rancoroso do que já fui, além de mais centrados em meus objetivos pois agora desejo fazer essa minha curta experiência na Terra ainda mais válida, mas sinceramente não sei se todo mundo poderia se recuperar do que passei.
Talvez até a maioria nem fique tão ruim quanto eu porque acho que essa experiência diz muito mais sobre mim do que a obra em si, de qualquer modo não a indico pois há muitas outras por aí que podem te ajudar mais sem um abalo tão radical da sua maneira de pensar.