juhelwig 04/11/2023
Batman sendo novamente um diamante que pode ser lapidado
Não conhecia ainda os trabalhos de Paul Pope, o que agora me arrependo de não ter cruzado com sua obra antes, por esse breve comentário você já sabe o que esperar dessa resenha e também de Batman Ano 100 e Outras Histórias, algo simplesmente GENIAL.
Nas primeiras páginas estranhei um pouco a arte, talvez por estar acostumada com outras hqs com um traço mais genérico, mas logo isso passou e comecei a admirar a obra, talvez seja loucura, não sei, mas em muitos pontos notei similaridades com Frank Miller.
A paleta de cores, os traços são visionários e exóticos algo que combina perfeitamente com a estética de um Batman distópico apresentado nas histórias das edições.
Confesso que minha história favorita foi Batman de Berlim, e não a que leva o nome da edição, mas isso não significa que a outra seja de baixa qualidade, todo o conteúdo compilado é de extrema qualidade!
Como Frank Miller comenta, dificilmente você não conseguirá extrair uma história intrigante ou diferente com o Cavaleiro das Trevas, pois o mesmo é um diamante pronto para ser lapidado na mão de diversos artistas.
Sobre a edição da Panini só elogios, fenomenal! Ainda conta com diversos extras, nada melhor de conhecer um pouco mais do processo criativo da história que lemos.
Boatos que o Batman de Rafael Grampá tem algumas inspirações da versão de Paul Pope.....
Quem ler não vai se arrepender!