Minha Sombria Vanessa (eBook)

Minha Sombria Vanessa (eBook) Kate Elizabeth Russell




Resenhas - Minha Vanessa


2364 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Livinha 09/10/2024

Me gastou uns 2 anos de vida
Muitos livros dissertam sobre o abuso sexual de menores, mas poucos dialogam sobre a menina que fora abusada, nega o próprio abuso e acredita que, durante o relacionamento, fora realmente amada. E isto não é spoiler, você entende logo no segundo capítulo. O livro começa com a protagonista, Vanessa, lendo uma nota de repúdio/ denúncia de uma menina contra Jacob Strane, afirmando que o mesmo a abusava quando era menor de idade. Assim, começamos a entender que Jacob Strane é o mesmo homem que, quando Vanessa tinha 15 anos (e ele 42), iniciaram um relacionamento. Em muitos momentos você vai ter muita raiva da Vanessa, achá-la tola e todos os possíveis sinônimos; depois você entende que ela fora manipulada desde muito cedo a acreditar que qualquer forma de amor virá, consequentemente, com autoridade e manipulação. E aí percebemos que nós já fomos ?Vanessas? também. Alguns diálogos são geniais - quando Jacob a manipula emocionalmente e você percebe que esse diálogo já rolou com você também (e com muitas mulheres). E sim, NADA disso é spoiler. O final é sensacional. Alerto para possíveis gatilhos ? de abuso sexual, relacionamento abusivo, culpabilização da vítima, etc. Uma leitura magnífica, mas que me custou muito desgaste emocional, então só leia se não se sentir sensibilizada (o) pelos gatilhos descritos.
comentários(0)comente



Sanessa.Zuanazzi 08/10/2024

Te prende e incomoda
Não vou mentir, esse livro não é uma leitura confortável, e te faz se questionar em vários momentos. A autora consegue nos colocar dentro da mente da Vanessa, e em alguns momentos nos questionar sobre os pensamentos da personagem. Ajuda a entender melhor como um abuso pode ser transfigurado na mente da vítima como uma forma de amor.
comentários(0)comente



Lauraoharamy 08/10/2024

"Minha Sombria Vanessa" é, sem dúvida, um livro essencial. Ele me causou um impacto profundo, como um soco no estômago que, apesar de nauseante, provocou uma transformação necessária em mim.

Ele não hesita em tocar nas feridas mais dolorosas, revelando com maestria as complexidades de um "relacionamento" entre duas pessoas com diferenças de idades gritantes. Ele expõe a devastação que causa na vida da vítima e como essas cicatrizes perduram por anos e a leva por caminhos tortuosos, moldando o futuro.

A leitura aborda a manipulação e desfaz a romantização equivocada desse tipo de "romance". É uma obra impactante, visceral e uma representação cruelmente fiel da realidade.

Ouso dizer que a obra provavelmente despertou sentimentos enterrados e removeu o véu de ilusão que muitos usavam para evitar encarar a dor da verdade. Felizmente, eu fui uma dessas pessoas.
comentários(0)comente



danii.lins 07/10/2024

Minha Sombria Vanessa.
Desejei durante anos ler esse livro, e fico feliz de saber que enrolei bastante. É tão bem escrito a ponto de me dar ânsia toda vez que esse velho aparecia.
Ver por quanto tempo esse relacionamento durou mesmo após tantos anos é assustador, e perceber como ela vira dependente emocional dele é mais assustador ainda. É uma leitura que vale a pena, e que serve de alerta para muitas meninas.
Entretanto, só leia se tiver estômago.
comentários(0)comente



sueA 06/10/2024

Jamais deixaria de alertar sobre o quão salgado este livro é, apesar de considerar uma leitura super importante tenho total certeza que é um cutucador de feridas ambulante. Acho muito diferenciada a forma que a autora expõe a opinião da Vanessa e com certeza eu nunca pensei por esse lado e dessa forma. Minha sombria Vanessa ressignificou vários preconceitos que haviam dentro de mim e abriu meus olhos pra uma nova opinião sobre casos como da Vanessa e de outras meninas citadas no livro.
Com toda certeza me tirou da zona de conforto e me agoniou do início ao fim, eu precisei dar um tempo em partes do livro para respirar e nós leitores olhando de fora conseguimos ver vários indícios de manipulação. Em certa parte algumas das colocações da Vanessa me estressaram bastante e confesso até uma decepção, porém gostei muito do final, não consigo pensar em um que se encaixe melhor na história pelo fato de se aproximar mais da realidade.
Deixo grande admiração pela autora, logo após terminar a leitura descobri que esse foi o primeiro livro publicado dela e mesmo assim me encontro impressionada pela sua escrita inteligente e criativa.
Meu concelho: se você não está em um momento difícil ou sensível da sua vida e tem um estômago bom, essa leitura tem muito a agregar. ?
comentários(0)comente



Estefany 05/10/2024

Quando a vítima não se vê como vítima
Esse livro traz uma outra perspectiva das histórias onde há uma "relação" entre um homem adulto e uma menor de idade; diferentemente dessas outras histórias, aqui, Vanessa não se vê como vítima, ela não vê o que ela passou como abuso. Para ela foi tudo uma história de amor.

Embora Vanessa permaneça com esse pensamento, nós leitores conseguimos ver que isso não é verdade: ela foi afetada, profundamente afetada. Mesmo 17 anos depois, podemos enxergar - embora ela mesma não veja - como essa "relação" (leia-se abuso) deixou marcas profundas em sua alma.

Ao longo da história, que é narrada por ela mesma, enxergamos momentos em que ela oscila, às vezes vendo seu abusador (Strane) como o amor da sua vida, noutras vendo-o como um monstro.

E assim se segue toda a narrativa: capítulos indo e vindo dos momentos em que ela está na escola e capítulos nos quais ela já está adulta com seus 32 anos. São quase duas décadas entre o primeiro acontecimento e os dias atuais da história. São quase duas décadas marcada pelas garras de um professor pedófilo.

Quando vi resenhas onde as pessoas diziam que o livro prendia, pensei ser exagero. Erro meu. A autora nos prende por meio da curiosidade mórbida, pela vontade de saber que outra coisa ruim vai acontecer. Li o livro todo em uma semana (um grande feito para mim que estou saindo de uma ressaca literária). É angustiante. Triste por ser real...

Quantas Vanessa existem por aí?
comentários(0)comente



Andressa.Felisbert 03/10/2024

Não sei nem como me expressar sobre esse livro. Sinto que a leitura não me prendeu muito, parecia que eu lia, lia e estava no mesmo lugar.
Porém, o livro é muito bem escrito, bem detalhado, realmente foi um livro que meu deu muita raiva, tive vontade de largar muita as vezes.
A Vanessa é uma vítima que foi tão manipulada que não conseguia enxergar o que tinha acontecido com ela, por mais que lá no fundo ela soubesse a verdade. A forma como a vida dela mudou, depois de tudo que aconteceu com ela, e triste porém é real. Quantas pessoas não mudam depois de sofrer um trauma?
Não é um livro que você vá se apegar os personagens, não é livro que qualquer um consiga amá-lo, é um livro que você lê e reflete sobre tudo, é um livro realista.
comentários(0)comente



Polyana85 01/10/2024

Terminei!

esse livro é uma montanha russa, você vai do sentimento de pena ao ódio muito rápido por diversas situações. É um livro muito bom e intenso, apesar de difícil de digerir. a escrita da autora é fluida, o que ajuda a não abandonar o livro por ser tão perturbador
comentários(0)comente



Camila.Shinkawa 28/09/2024

O livro é muito, muito bom!!! O que tem de bom, tem de perturbador!!!
Inúmeras vezes eu ficava tipo, ? NÃO É POSSÍVEL, NINGUÉM VAI FAZER NAAAADAAAA???????, e realmente, ninguém fez nada!
Assim, entendo tudo pelo que a Vanessa passou, sei o quanto ela foi manipulada, mas noooossa, tirando toda essa parte perturbadora, ela é INSUPORTÁVEL!!!! Nossa que adolescente, jovem e adulta chata!!!! Pqp!!!
Mas passando por cima disso, o livro é incrível, e mesmo sabendo que a Vanessa do livro não existe, acabei o livro torcendo pra que ela estivesse bem, onde quer que ela esteja!
comentários(0)comente



PatrAcia.Crovace 28/09/2024

Pesado
É um bom livro, porém demorei muito para ler, tive que ir digerindo a história. Infelizmente é mais comum do que imaginamos a vítima não identificar que está sofrendo um abuso, ser manipulada a ponto de proteger o abusador.
comentários(0)comente



Ju 25/09/2024

É uma leitura fluida.. Não amei porque não era o que eu tava esperando da história, imaginei que seria um suspense e não foi, mas mesmo assim gostei do livro.
comentários(0)comente



Letsantiago 25/09/2024

Devastador
Acompanhar a história da Vanessa e ler sobre ela se culpar chega a causar dor física. O Abuso desde a adolescência acompanha-a até os últimos instantes da vida do abusador.
Fiquei devastada ao perceber que ela se via como uma extensão, como uma parte de um acontecimento infeliz, e que não conseguia se libertar dele.
Esse é um livro extremamente pesado.
Olhando por outra perspectiva, também tem a negligência familiar, mãe e pai que não se atentam a nada que se passa na vida da Vanessa, ela teve que enfrentar tudo sozinha.
Amei ler esse livro, apesar de todo o desconforto que ele trás, consegue mudar a visão sobre muitas coisas!
Excelente ??????????
comentários(0)comente



Aykolin 23/09/2024

Ainda tentando absorver. Não vou conseguir começar outro livro sem dar um tempo pra minha cabeça passar por essa história.
comentários(0)comente



Lyv_ell 23/09/2024

Complexo e desconfortável
Eu já tentei finalizar esse livro algumas vezes e eu nunca consegui. É forte e, para mim, traz uma visão alternativa sobre como pessoas vítimas de abuso podem reagir a determinados eventos.

É difícil tragar a perspectiva da Vanessa sobre a violência, você lê ela sofrendo e se sentindo totalmente enjoada por precisar estar com ele e ao mesmo tempo sendo tão apática quando acontece com outras meninas.

O pior para mim é ver o quão pouco ela consegue se desvincular dele. Vanessa não teve espaço para crescer e amadurecer, apesar da idade passando, ela segura a mesma lógica de quando tinha 15 anos. É difícil ver alguém sofrendo por tanto tempo sem ao menos dar uma chance de entender o real sentido das coisas.

Não existe busca por justiça para algo que você não considera criminoso. Infelizmente, ele só ganha.


"É estranho saber que, toda vez que eu me lembrar de mim aos quinze anos, é nisso que vou pensar"
May 25/09/2024minha estante
Top 5 livros que não tenho coragem de ler




spoiler visualizar
comentários(0)comente



2364 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR