Mendonca_mai 07/11/2024
É tão bem escrito que chega a me dar ânsia
"Minha Sombria Vanessa" é aquele tipo de livro sobre o qual eu poderia ficar horas e horas falando e ainda sentir que teria muito mais a dizer. Pouquíssimos livros me marcaram tanto como esse, é uma experiência quase surreal. Durante a leitura, a gente passa por uma montanha-russa de sentimentos; é intenso e, ao mesmo tempo, profundamente intrigante. Não há como negar que a história é muito bem construída, com camadas complexas.
O livro acompanha a relação entre Vanessa, uma adolescente de 15 anos, e seu professor, Strane, de 42. A história explora essa dinâmica abusiva, marcada por manipulação emocional e abuso de poder. O livro faz várias referências às obras de Nabokov, especialmente a Lolita, que é o livro favorito da protagonista. Essas referências destacam, em particular, como Vanessa distorce a história de Nabokov para justificar e confundir sua própria experiência.
Mas, sendo bem sincera, não sei nem como colocar em palavras o que senti com este livro; ele é desconfortavelmente genial e absolutamente perturbador. A leitura é um verdadeiro soco no estômago. A tensão é quase palpável. Definitivamente, não é uma leitura para qualquer um. Eu, honestamente, não recomendaria. Esse livro desestabiliza e deixa marcas que ficam com você para sempre.
AVISO: Alerta de gatilhos. Este livro aborda temas sensíveis, incluindo estupro, abuso e pedofilia.