spoiler visualizarL 30/11/2022
Este final não salvou
Final super seco. Não achei nada particularmente surpreendente, não me conectei com as personagens e os seus dilemas. Nada. A Iris é irritante, com mania de superioridade. O Maven teve demasiado tempo de atena, já devia ter desaparecido há muito tempo. A Evangeline teve alguns momentos bons, ela foi extremamente inteligente em várias situações. A Mare e o Cal não me cativaram. E o resto também seguiu essa perpetiva.
Gostava que o epílogo tivesse sido um pouco maior, e que nos desse mais informação relativa a Norta e a reconstrução do país. Gostaria de saber também o que aconteceu a Iris e como ela suportou a derrota. Gostava também de saber o que aconteceu à mãe da Evangeline, não que seja uma personagem importante, mas simplesmente porque perdeu tudo. Gostei da forma como Mare e Cal acabam, apesar de ter sido um final aberta, pareceu adequado.
P.S. tenho de reclamar de uma última coisa! Não sei se é responsabilidade da escritora ou da tradução, mas a expressão "tenho ganas" irritou-me imenso, sempre a aparecer, houve um momento em que apareceu 2 vezes na mesma página! Não é uma expressão assim tão utilizada para ser constantemente repetida, principalmente por vários personagens diferentes.