Sybil

Sybil Flora Rheta Schreiber
Flora Rheta Schreiber




Resenhas - Sybil


57 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Mara278 22/08/2010

Uma história terrível, descrita de maneira dramática e contundente. Pena que a visão da autora seja tão simplista, pois o problema em questão é puramente espiritual e trata-se de uma pessoa atormentada e possessa de espíritos malignos.
Felipe 05/04/2011minha estante
hahahaha e a sua "visão" de espíritos é menos simplista que a da autora? Seu comentário me fez guinchar de gargalhadas!!! Parabéns pela coragem de questionar a psicanálise com fantasmas, e ainda por cima, "malignos"


Jossi 14/01/2017minha estante
Exatamente o que eu pensei, Mara. COM CERTEZA essas "personalidades" não passam mesmo de demônios --- e para os ateus (Felipe, aí...) e afins, riam bastante... eu sei que todo ateu quando a "coisa aperta" reza: "meu Deus, me ajude a...". Mas é só quando a coisa aperta, daí apelam para Deus. E se Deus existe, meu chapa, óbvio que o Demo também e sua corte de milhões de espíritos também... Não acredita? Veja alguns vídeos do Padre Duarte Lara, discípulo do Pe. Gabriel Amorth, um dos últimos exorcistas do Vaticano (por que será que o Vaticano não quer mais saber de exorcismo, né?). O Link é: https://www.youtube.com/watch?v=rc8YRKk5OQo


Angel 13/04/2017minha estante
São níveis de consciência, a maioria das pessoas não querem crer que existe no mundo doenças mentais e que as pessoas tem capacidade suficiente de fazer todas essas atrocidades e um dos maiores problemas de Sybil foi justamente a repressão que a religião impunha em sua vida.


Flávia 08/05/2017minha estante
ai, não!...




Kamilla 07/08/2023

As máscaras de Sybil
A história de Sybil é bastante triste e creio que a discussão de abuso infantil no núcleo familiar abordada por esse livro foi bastante ousada e inovadora para a época, a construção e motivação de cada uma das personalidades, que ‘nasciam’ para lidar com aspectos especialmente traumáticos que afetaram a pequena Sybil é um explicação que faz bastante sentido para o público leigo, o que é o meu caso.

Bastante tempo já se passou e a psicologia já evoluiu o bastante desde essa época, não sei como o tratamento de um paciente com os sintomas de Sybil seria encarado por um médico atual, nem se o diagnóstico de personalidade múltipla ainda existe.

Reconheço que essa condição, por ser muito utilizada em filmes e outras mídias se tornou bastante popularizada, e creio até que essa popularidade pode influenciar até o próprio paciente, para que ele possa ganhar mais atenção e cuidado médico, por isso até que o caso Sybil teve os seus detratores.

Para mim, como leiga, foi uma leitura interessante, a mãe foi claramente abusiva, mas alguns dos abusos narrados parecem um pouco inverossímeis para as circunstâncias e a época, principalmente os que envolviam locais públicos e a terceiros. A mãe claramente tinha alguma condição gravíssima e não estava apta a ser a cuidadora de uma criança e o pai foi omisso e negligente, e creio que hoje em dia, bem mais do que na época da narrativa, o público geral já está mais familiarizado com o preço que as crianças pagam em uma situação assim.
Clara Brotto 22/08/2023minha estante
milla, não consigo achar em lugar nenhum esse livro, consegue me ajudar??


Kamilla 22/08/2023minha estante
Ele é bem antigo, só deve achar em sebo mesmo, tenta na estante virtual.




Maria Elisa 28/10/2010

Esse livro apareceu, por acaso, de uma estante infurnada de livros de psicologia de um sebo. Depois de uma vaquinha, tinha ele em minhas mãos. Demorei para ler e mesmo assim, não me arrependi. A história é verídica e conta o caso de multipla personalidade de uma moça de codinome Sybil. Não é um caso simples dessa doença, pois até então era pouco conhecida e poucos psiquiatras tinham escrito sobre ela. E as pessoas descritas tinham no máximo três outras personalidades. O que torna Sybil uma caso digno superinteressante é que esta possuia nada menos do que 16 personalidades (incluindo ela mesma). Acredito que até atualmente ainda seja um caso singular. A história é romanceada, mas incrível!
Angel 29/01/2017minha estante
Tomei conhecimento sobre a existência desse livro após ler o incrível "Hoje eu sou Alice: Nove personalidades, uma mente perturbada" livro autobiográfico da autora, o que ele tem de incrível, tem de perturbador e inspirativo... Foi pesquisando sobre ele que tomei conhecimento desse, fiquei com vontade de lê-lo tbm...




Luschnee 30/12/2023

Incrível
Para quem gosta do tema "personalidade dissociativa" (ou múltiplas personalidades), esse livro é um clássico que virou filme em 1976.

Escrito por uma jornalista sobre o caso mais proeminente desse espectro psicológico e baseado nas sessões com a psiquiatra Dra. Wilbor, o livro trata da história de Sybil - nome fictício dado pela autora para preservar a identidade da paciente retratada - e seu respectivo tratamento.

Sybil possui sete personalidades distintas, com idades e "origens" distintas, que se alternam em seu cotidiano, transformando sua vida num caos.

Impactante, impressionante e angustiante são os poucos adjetivos que eu posso dar ao livro que retrata uma realidade muito distante, e ao mesmo tempo muito possivelmente próxima, de todos nós.

Gostei? Demais!
Leria novamente? Com certeza (já está nos meus planos).
Luschnee 30/12/2023minha estante
Na verdade, são dezesseis personalidades. Desculpa a falha!




Graça 10/02/2009

Um livro impressionante, uma historia real de uma jovem que teve problemas serissimos na infancia, o que a fazia fugir de sua realidade, criando outras personalidades, as quais eram tão fortes, que a faziam se "transformar" em outras pessoas. Por exemplo, estava na sala de aula e "acordava" três anos depois sem saber o que tinha acontecido. Só entendeu o que acontecia quando fez tratamento psiquiátrico que a ajudou a reunir todas as personalidades em uma só, forte e equilibrada. Li há muitos anos e jamais esqueci. Aprendi com ele a enfrentar todas as situações, por mais dificeis que pareçam.
comentários(0)comente

Ro Guergolet 08/01/2009minha estante
É realmente um livro maravilhoso, muito talento do tradutor do livro tambem que o fez de uma forma de fácil leitura e que prende atenção, realmente um livro esclarecedor, deveria ser leituras obrigatória dos estudantes de psicologia.




Ro Guergolet 24/05/2009

Fascinante
Gostaria de ter intelecto para falar sobre um livro tão genial!
comentários(0)comente



Raquel Lima 09/04/2012

uma loucura...
Um mulher e várias personalidades. Neste livro assistimos as consultas de uma paciente com dupla( ou quase vinte) personalidades. Algumas bem destrutivas outras mais normais.
comentários(0)comente



Lia 27/05/2009

Assim como a Graça eu li esse livro a muito tempo atras e ainda o tenho na lembrança.Marcante, forte, assustador e realistico. São muitos os relatos médicos a respeito das duplas e multiplas personalidades que uma pessoa pode apresentar e importante o conhecimento desse fato para que se possa entender um pouquinho mais da mente humana.Entender como traumas que são capazes de alterar o comportamento, geram mecanismos defesa através da propria mente afetada.Muitas vezes julgamos as pessoas e fazemos critérios a respeito delas sem o suficiente conhecimento de causa. Aprendi com esse livro a ver o quanto somos frágeis, o quanto a insanidade mental que gera tanto sofrimento a quem a tem e aos que são proximos, pode ser causada por fatores externos , como por exemplo sequestros, estupros , mal-tratos, stress.
comentários(0)comente



Ana Quintela 22/06/2009

Pena que é mentira!
Também li Sybil há muitos anos. Na época, e até bem pouco tempo atrás, achei a história fantástica. Como uma pessoa conseguia lidar com tantas personalidades ao mesmo tempo? Achei realmente impressionante. Porém, tive um grande decepção ao saber, por meio de uma reportagem, que a mulher sobre a qual o livro "fala" não passa de uma mentirosa. Ela nunca teve múltiplas personalidades. Era uma farsa.
comentários(0)comente



Priscila856 11/10/2009

Uma fantástica historia sobre personalidade multipla, um prato cheio para os psicólogos , principalmente para os amantes da psicanálise. Me apaixonei pela historia, pelo caso , por Sybil e suas múltiplas personalidades!!!!sentirei mts saudades desse personagem marcante. Certamente vou ler novamente daqui ha algum tempo!!!!!!!!
comentários(0)comente



Pablo 23/05/2011

livro tenso, envolvente e louco!

Nem consigo imaginar como deve ser ter outra personalidade, imagina 16!!

O livro foi bem construido... e as situações vividas por Sybil são passadas de uma maneira tão real no livro, que dá pra ficar, facilmente, com muita raiva dos pais dela!
Também acabamos nos entregndo aos encantos de algumas das personalidades!

Uma bela demonstração de que a família influencia e muito a gente!
comentários(0)comente



Samia Feio 26/07/2024

Esse demorei bastante pra ler. É um livro meio complexo porque o assunto em si é bastante complexo. É ao mesmo tempo fascinante observar o quão complexa nossa mente é
comentários(0)comente



Marcia Lopes 09/05/2012

Uma História marcante
O livro relata a história real de Sybil(nome fictício) uma mulher com aproximadamente dezesseis personalidades diferentes em sexo e idade, que pela terminologia da psiquiatria e psicanálise é chamado de "Transtornos de Múltiplas Personalidades".
A narrativa é feita através das personalidades mais atuantes, até faz a gente pensar que são distintas e não a própria Sybil, o que na verdade é bem isso , já que é através delas que passamos a conhecê-la. O tratamento é feito pela Dra Cornelia Wilbur , no começo foi usado medicamentos controlados ,mas logo deixado de lado para não correr o risco dela se tornar dependente.
E nas sessões de psicanálise nos comovemos com sua trágica infância vivida entre um avô fanático religioso, um pai ausente e mãe esquizofrênica que lhe tortura tanto fisicamente como é claro emocionalmente e é após a sua morte que Sybil começa a viver e na proporção que conhecemos suas personalidades a verdadeira Sybil desabrocha, é uma pessoa sensível, talentosa e muito corajosa.
Eu li esse livro quando bem jovem, fiquei muito chocada e senti uma imensa ternura e compaixão por esse ser humano que conseguiu superar o que para mim seria impossível.
Sybil faz a gente pensar como nosso cérebro é fantástico, misterioso e perigoso!
Vale a pena ler esse livro que é uma lição de superação diante dos problemas.
comentários(0)comente



Fernanda 06/07/2011

Inquietante
"Sybil" narra a história, supostamente verídica, da paciente psiquiátrica Sybil Isabel Dorsett que sofre do transtorno de múltiplas personalidades. O livro é baseado nas sessões de análise realizadas entre a paciente e a Dra. Cornelia Wilbur, psicanalista que segue a linha freudiana.
A busca pelas raízes do trauma que levou Sibyl a se dissociar em 15 personalidades distintas é o fio condutor da trama. E o resultado da análise é estarrecedor. Sibyl teve uma infância de pesadelo, criada por uma mãe esquizofrênica e má.
O livro é inquietante. A personagem principal é uma pessoa muito doente. É triste imaginar alguém tendo que viver desta forma. Embora algumas das personalidades,como Vicky e Vanessa, sejam simpáticas não é um livro agradável de ser lido.
É leitura para quem tem estômago forte. Não leria de novo.
comentários(0)comente



dami 27/02/2012

Interessante, mas chatinho, enrolado demais...
comentários(0)comente



57 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR