Pedro.Gonzalez 03/08/2022
Mistério revelado de uma forma diferente
Excelente livro! Gostei muito da escrita do autor. A divisão em capítulos por dia da semana permite compreender bem a passagem do tempo. E a separação interna dos capítulos por cenas torna a leitura rápida e fluída, permitindo que seja feita ao longo de curtos períodos.
O protagonista, Rocco Schiavone, ao contrário de outros detetives da literatura, não é um tipo ideal. Pelo contrário, é complexo, cheio de defeitos e é até desonesto. Apesar de não me tornar fã do Rocco, não há como não torcer para que ele resolva o crime e querer saber mais a fundo sobre a sua história pregressa nos próximos livros da saga.
O livro também é bem divertido. Me vi várias vezes rindo das tiradas do protagonista.
Quanto ao mistério, gostei da forma como o autor vai apresentando as pistas. O leitor consegue ir acompanhando o raciocínio do detetive e o significado de cada pista. Com isso, ao invés de ser surpreendido no final por uma construção mais ou menos mirabolante dos fatos e das pistas, descobri o mistério junto ou quase junto do protagonista (apesar de naquele momento eu ainda tinha umas pontas soltas).
Nas histórias de Holmes, Poirot, Lupin, Strike e do Clube do Crime das Quintas-feiras, quase sempre fui surpreendido no final, o que não aconteceu aqui. Mas como disse acima, não creio tenha sido em razão de uma falha, mas sim, de uma virtude do autor. A se confirmar nos próximos livro.