@aprendilendo_ 18/10/2020
Resenha de Assassinato no Expresso do Oriente
Inaugurado em 1883 e ativo até os dias de hoje, o trem conhecido como Expresso Oriente é um dos mais representativos transportes da Europa, sendo conhecido por seu pioneirismo em introduzir vagões-dormitórios, restaurantes e por ligar o sudoeste europeu ao sudeste asiático. É nesse contexto que, no ápice da companhia de trens, na década de 1930, foi publicado pela primeira vez o maior clássico de Agatha Christie, Assassinato no Expresso Oriente.
Em uma viagem para a Inglaterra, o famoso investigador, Hercule Poirot, é confrontado por duas situações um tanto quanto problemáticas, a primeira, uma incomum tempestade de neve a qual obriga o comboio a parar por algumas horas, e a segunda, o brutal assassinato de um homem na primeira classe do vagão. A partir disso, um dos maiores desafios do genial belga é colocado à mesa quando, ainda enquanto o trem está em direção ao seu ponto de chegada, Poirot tentará descobrir o autor do crime.
Com boa parte da narrativa estabelecida através de interrogatórios entre Hercule e os suspeitos do vagão, a obra tem como principal característica a capacidade de imergir o leitor para que, de certa forma, sinta-se ao lado do investigador a cada palavra e atitude, sem, contudo, ter por óbvio a revelação do assassino. Essa característica é realçada pela personalidade cativante do detetive a qual se adapta a um ambiente enclausarante e nos convida para um jogo de quebra-cabeças investigativo, sentimo-nos desafiados a descobrir ou ao menos entender quais pistas estão sendo postas aos nossos olhos. Nesse contexto, apesar do livro se passar em apenas um cenário, em nenhum momento temos a narrativa como algo monótono, pois é de forma inteligente e ponderada que a autora apresenta charadas e novas descobertas a cada parte de forma a não nos sentirmos estafados em uma leitura enfadonha. Por meio de uma divertida e instigante história, Assassinato no Expresso Oriente prende do início ao fim com suas dúvidas inquietantes e personagens carismáticos, ótima leitura.
Para mais resenhas, siga-me no Instagram: @aprendilendo_