Thaisa 13/04/2024
Numa bela manhã de sexta, os habitantes da pequenina cidade de Chipping Cleghorn abrem o jornal Gazette e se deparam com uma estranha manchete: "Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30m. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação."
A dona de Little Paddocks, Letitia Blacklock, aniversariando naquele mesmo dia, também é surpreendida com a notícia e recebe os visitantes da família para o que todos acreditam ser uma pegadinha, um jogo de detetive, como celebração.
No entanto, quando as luzes se apagam e um homem surge com um revólver e tenta assassinar a sra. Blacklock, todos os presentes se tornam suspeitos em uma investigação da Scotland Yard... Com a ajuda da inteligente velhinha Miss Jane Marple.
Antes de mais nada, para mim, uma das coisas mais interessantes de acompanhar aqui não foi nem a trama em si, nem os personagens, mas como Agatha conseguiu transmitir bem as sensações intensas do pós-guerra, falando sobre as repercussões na Inglaterra depois da Segunda Guerra Mundial, dando destaque aos estrangeiros que perderam tudo e como eles eram vistos pela sociedade xenófoba da época.
Como geralmente acontece nas histórias em que Miss Marple aparece, ela acaba sendo uma personagem secundária, o que pode decepcionar o leitor que sempre quer saber mais dos métodos de investigação da detetive amadora.
Com diversas reviravoltas envolventes, mas um final que infelizmente não me surpreendeu, "Convite Para Um Homicídio" é um bom mistério, capaz de entreter e divertir aquele que topar entrar nesta jornada.
?????????
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!