VirginiaViana 28/09/2024
Um pouco da história do povo Palestino
Desde o fim do império Otomano, que se deu depois da primeira Guerra Mundial, a região da Síria passou a ser controlada pelos franceses, e o Iraque e a Palestina pelos Britânicos. Neste mesmo ano foi assinado a Declaração de Balfour- aqui começa o problema.
O povo judeu, simplesmente resolveu colonizar o território da Palestina. Entraram lá e pediram, saiam das suas casas que aqui agora é nosso. Com ajuda e poderio bélico da Inglaterra, o que os palestinos poderiam fazer?
Claro que se rebelaram, primeiro com pais e pedras, e tinham de volta, bala e a morte. Não respeitaram nada do povo palestino.
A história começa nesse ponto, o nascimento do Hamas, na lacuna de governo e de quem protegesse o povo, o Hamas era uma resposta divina a necessidade do povo. O hamas começa com ajuda e aconselhamento religioso, porém, é ?convidado? a se posicionar politicamente e a proteger seu povo dos ataques de Israel que começam a se intensificar? o livro você consegue perceber todo o desenrolar desta história?
Mosab, filho de um dos líderes do Hamas assiste e participa de tudo de camarote, e escreve sobre isso em seu livro e interessante de ver. Porém, também conta a sua trajetória religiosa, e depois o livro passa a ser um testemunho de fé e de instrumento cristão para a conversão das pessoas, aí fica chato e apelativo. A sensação que fica, é que não há opção de pq sem religião, mas acho que até agora a religião não foi instrumento de paz em nenhum lugar em que elas estão.
Por fim, recomendo ler os livro ainda assim pelos elementos históricos.