Nice Freiry 07/04/2021
Releitura decepcionante
Vou contar exatamente o que eu lembrava do livro: que 3 crianças, jornaleiros da Rua da Praia (uma rua mega conhecida de Porto Alegre - RS), encontravam uma tartaruga e passavam alguns dias com ela até devolverem ela ao lago... Lembrava também de uma cena onde uma vaca entrava em um bar para beber guaraná.
Então, a premissa do livro realmente é essa, mas com a minha mente de criança não reparei em vários pontos problemáticos dessa história, como: o pai de um deles ser alcoólatra, bater nele e na mãe, o mesmo pai pegar dinheiro dele (uma criança que vendia jornais para sustentar a família), a mãe do mesmo amarrar o pai na cama quando ele está muito bêbado para ele não bater novamente nela... E não para por aí, nesse livro também usa várias expressões pejorativas para descrever seus personagens. E tudo isso é descrito com a maior naturalidade do mundo, como se fosse super normal isso acontecer.
Enfim, é com pesar que digo que não recomendo esse livro para nenhuma criança. Entendo que foi um livro escrito em 1992, e que nesse tempo MUITAS coisas eram diferentes, mas nem pela nostalgia valeu a leitura.