Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien




Resenhas - Os Filhos De Húrin


434 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Inês R 12/11/2024

Escrita brilhante
Os Filhos de Húrin, uma obra póstuma de J.R.R. Tolkien, é considerada um exemplo notável de genialidade literária tanto pela profundidade da narrativa quanto pela construção de mundo e simbolismo. A história segue a trágica saga de Túrin Turambar, um herói amaldiçoado pelo destino, em um cenário que combina elementos épicos com uma dimensão profundamente humana.
História muito triste
comentários(0)comente



mbragajr 10/11/2024

Tragédia moderna
Talvez a história mais inteiriça de Tolkien, relativamente aos Dias Antigos, decerto é mais pungente que Beren e Luthien, provavelmente por ser mais humana.

Eis o aspecto que ancora o mundo fantástico de Tolkien na realidade do espírito (desde a Canção da Criação até o fim dos tempos): os sentimentos nascidos do sofrimento dão origem às paixões, que desembocam nos vícios, cujas caudalosas correntes desaguam no oceano do Mal, que circunda a mediana terra da vida - tal como a foz do Sírion é o destino dos Noldor.

O mal circula: brota do íntimo e se encorpa, para extravasar e recobrir a superfície, até que, sublimado, precipita-se em nova irrigação sobre as sucessivas gerações.

E todo esse circuito está bem representado na jornada épica e trágica de Turin, como Ulisses sem retorno; como Hamlet sem vingança; como Romeu e Carlos da Maia, no desencontro do amor e da morte.
comentários(0)comente



Paulo.Sergio 20/10/2024

História fechada!
"Os filhos de Hurin" de Tolkien da saga Senhor dos Anéis. História fechada e incrível de Hurin. História trágica que vale demais a pena de ler independentemente de ter lido qualquer livro de Tolkien. Recomendo!
comentários(0)comente



Wellerson8 06/10/2024

Trágico
De longe o melhor conto (em narrativa) daqueles que compõem a primeira era dessa mitologia, trabalha muito a questão da predestinação e sobre como você não pode fugir de jeito nenhum daquilo que está preparado pra você, seja bom ou mau seu destino vai te encontrar.
É uma leitura leve, porém dramática, parecendo até um pouco com mitologia grega, foi sensacional, depois de um tempo voltar a ler algo do mestre J.R.R Tolkien.
comentários(0)comente



Jão 27/09/2024

É grande o pesar da família de Húrin, e sem dúvidas é a história mais trágica dos contos da terra média, recomendo de mais a leitura.
comentários(0)comente



leopr 26/09/2024

Quando Tolkien escreve tragédia
Minha gente, o que eu fiquei mal com esse livro em especifico, não é brincadeira.

Aqui nós temos, na minha opinião, os personagens que mais sofreram em todo o legendarium do Tolkien. Vamos lá para a resenha.

Húrin é um homem que desafiou abertamente Morgoth, alto intitulado Senhor do Destino de Arda, e por causa disso, foi amaldiçoado a ver seus filhos sofrendo durante a vida. Esse livro é sobre o sofrimento deles, e sobre como eles tentam lidar com os empecilhos da vida, quando todo o destino esta contra eles.

E aqui nós temos Túrin Turambar, um dos melhores personagens da obra de Tolkien. Um homem que luta contra seu destino para ter a felicidade que sempre é negada. Ele é aquele personagem que realmente trabalha arduamente contra Morgoth por causa do pai, que ele pensa que morreu, defendendo as terras contra a tirania do Valar caído. Muitos dos queridos dele acabam entrando na sina dele de tragédias, e ele sempre tentando superar a situação.

Algumas das mortes que acontecem nesse livro me pegaram muito de jeito, pois a situação é pesada. Para mim, esse daqui é o livro do Tolkien que mais me fez sentir na pele a dor da perda, e o final dele, bom, é complicado. Recomendo muito a leitura dele, mas prepare o psicológico, você vai precisar.

(Resenha escrita ouvindo Harvest of Sorrow do Blind Guardian, que é baseado no final desse livro)

Boa leitura.
Eruiluvatar 29/09/2024minha estante
Pessoal deu azar de nascer na pior era da terra media


leopr 29/09/2024minha estante
Bem isso mesmo




Tina 25/09/2024

Sequência de tragédias
Dando sequência nas leituras desse universo, finalizo "Os Filhos de Húrin" com um misto de melancolia e esperança. Nesta obra, temos episódios trágicos (um trás do outro, diga-se de passagem) que assolam a família de Húrin, senhor de Dor-lómin e um dos maiores guerreiros dos Homens no universo de Tolkien.

Após a Batalha nas Lágrimas Inumeráveis, Húrin é feito prisioneiro por Morgoth e permanece acorrentado no reino do Senhor Sombrio por anos. Morgoth, em sua astúcia para conquistar toda a Terra-Média, tinha como objetivo descobrir a localização da cidade de Gondolin, informação que Húrin não forneceu. Sendo assim, ele lança uma maldição sobre Húrin e sua família, declarando que não haverá mais felicidade sobre sua mulher e seus filhos, e que todos os tipos de tragédia os abateriam.

E assim foi. A partir de então acompanhamos a história de Túrin, herdeiro de Húrin, e de sua irmã Niënor. Túrin é apadrinhado por Thingol e Melian, governantes do reino élfico de Doriath, e se torna um grande guerreiro, realizando grandes feitos por toda a Terra-Média. Porém, sempre intempestivo, de gênio difícil, não dá valor aos conselhos que recebe e prefere abandonar o reino que o acolheu desde criança para se lançar contra os males de Morgoth. Entretanto, a sombra da maldição do Senhor Sombrio o acompanha a cada passo, e ela encontra Túrin por mais de uma vez através de Glaurung, o Dragão.

Depois de ler algumas resenhas, concordo com a opinião de quem disse que o roteiro é digno de Shakespeare: família, brigas e reviravoltas em um estilo que eu não imaginei encontrar na escrita de Tolkien. Mas está aí e é incrível! Sugiro a leitura de "O Silmarillion" como introdução para a história detalhada contada aqui, já que esse conto é uma das lendas mais importantes da chamada Primeira Era.

Cheguei ao final da leitura melancólica por tantos acontecimentos tristes, mas esperançosa de que os feitos e o caráter da família de Húrin se perpetuem pelas próximas histórias e sirvam de força e motivação para o combate aos males criados por Morgoth. Uma leitura fundamental para quem deseja se aprofundar no universo de Tolkien, e que chegou até nós graças ao trabalho editorial de Christopher Tolkien, seu filho, que possibilitou a publicação póstuma de histórias como essa.
comentários(0)comente



Amanda.Rodrigues 16/09/2024

Resenha sobre o livro
Bom... Por onde começar? A escrita é totalmente diferente de Beren e Luthien... Me lembrou muito a de hobbit!
Amei reviver cada momento... Acho que se eu não soubesse a história.. (que conta lá no silmarillion) ia ser muito mais emocionante, pq ele entra com detalhe... Inclusive detalhes que não aparecem no silmarillion!

Amei!!!
comentários(0)comente



Jean.Guimaraes 13/09/2024

Uma lenda bem interessante
A história dessa lenda é legal, ainda mais nessa edição em que ela é contada como uma narrativa continua. Uma real história. Bem interessante. O que achei curioso é que tive uma leve impressão Shakesperiana na história como um todo.
comentários(0)comente



LucksStardust 12/09/2024

Há ambiguidade em Tolkien e suas Jóias e Anéis do Poder.
Pela 3° vez li a história de Os Filhos de Húrin.

Primeira vez foi no conto em O Silmarillion e um teste de romance em Contos Inacabados e agora o romance definitivo e todos esses não foram lançados por Tolkien em vida, mas seu brilhante filho, Christopher Tolkien, editou e publicou essas obras que eu tenho uma gratidão eterna por existir.

Muito de fala da história simples que TOLKIEN dá, o bem absoluto contra o mal absoluto. Mas isso não é verdade. Os filmes podem ter dado isso por mais que mesmo assim eu não veja, mas a escrita de Tolkien pode ser tudo, menos simplista.

Quando alguém disser isso, dê Os Filhos de Húrin e a pessoa conhecerá a história mais triste do Legendárium onde a queda de um homem e a maldição de um MONSTRO fez toda sua família sofrer aos poucos e mais vilmente. No amor, na busca por novos lares, por amizades e por um dragão que sempre que fala é para soltar feitiçaria e malícia.

Tolkien É essencial e sempre será pra mim tão importante pro mundo quanto William Shakespeare e Machado de Assis.
comentários(0)comente



Hono 11/09/2024

Para quem ainda não leu Tolkien...
Comece por esse livro.
É uma fantasia redonda, com todos os elementos que temos em Senhor dos Anéis, mas de um jeitinho único. Vale a pena, é uma tragédia clássica!

Sem falar que para aqueles que dizem que Tolkien é muito puritano, tem até bacanal a "la George Martin".
comentários(0)comente



AnajuMira 30/08/2024

Meu Deus
Comecei esse livro sem tantas expectativas, mas me prendeu desde o início! Não li os livros de Tolkien que vêm na sequência, mas, por enquanto, arrisco-me a colocar esse como meu favorito.

É livro sobre ciclos e eles precisam ser encerrados uma hora ou outra. Uma leitura muito boa, certamente ficará guardada em minha mente por muito tempo.
leopr 30/08/2024minha estante
E ainda imagina que o Turin comeu o pão que o Morgoth amassou, pq só pode, o cara não conseguiu ter um minuto de felicidade na vida




Isabela.Tonial 19/08/2024

O livros fala dos filhos de Húrin, Túrin e Niënor, suas tragedias durante a guerra de Morgoth contra os elfos.
comentários(0)comente



Eruiluvatar 17/08/2024

Uma tragédia como nenhuma outra
Eu n achei q ia ser uma livro tao rápido e fácil de ler.
É um livro muito bom, muito bem escrito como ja se espera.
Os personagens são muito bons, mas n sao como a maioria dos protagonistas do Tolkien, em especial o Turin, com suas atitudes e comportamento questionáveis, q no fim fizeram a maldição de morgoth se concretizar.
Foi a primeira vez q li um livro q começou com tragédia e terminou com uma maior ainda, mas oq esperar de uma história q se passa no período mais obscuro da terra media.
Altamente recomendo, recomendo ler antes da queda de Gondolin.
comentários(0)comente



TheCJ 02/08/2024

Uma triste excelente história
Ilustrando como era o mundo da primeira era para um mortal, e os impactos da maldade de morgoth nesse mundo esse livro retrata bem o período alem de contar uma excelente história.
É difícil não ter raiva do Turin em vários momentos, mas sua história é bem humana, falha e heroica.
comentários(0)comente



434 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR