Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien




Resenhas - Os Filhos De Húrin


434 encontrados | exibindo 376 a 391
1 | 2 | 3 | 26 | 27 | 28 | 29


João Vitor Gallo 12/09/2014

Eu já a tinha achado uma das melhores histórias quando li O Silmarillion, embora no referido livro esteja resumida e em Os Filhos de Húrin, obviamente, a história está completa. Desejaria que houvesse também uma versão maior da história de Beren e Lúthien que é tão boa quanto ou talvez até melhor.

Quanto ao livro em si, a história é fantástica, mas com contornos de tragédia, e daquelas tragédias gregas, lembra até de leve a famosa história de Édipo, talvez por Tolkien gostar de vários mitos, e não apenas nórdicos e cristãos, já que há algo de até Rapunzel na história de Beren e Lúthien. É fluída a escrita, não é tão cansativa como O senhor dos anéis, que é arrastada em certos pontos e leve em outros. O livro é excelente, a história é envolvente apesar de trágica, e certamente é uma das melhores histórias sobre a Terra-Média. Vale muito a pena ler esse livro, especialmente pra quem é fã de Tolkien ou de fantasia em geral.
fah 12/02/2015minha estante
Compartilho da mesma opinião, e concordo que deveria ter uma versão maior da história de Beren e Lúthien que é belíssima. No túmulo de Tolkien e Edith está escrito sob os seus nomes Lúthien e Beren *-*


João Vitor Gallo 15/02/2015minha estante
Provavelmente há ou houve algo do tipo, essas histórias todas foram reescritas com o tempo pelo próprio Tolkien, ele deve ter cortado e modificado muita coisa, mas se esse material sobreviveu já são outros 500. Mas é fato de que apesar da história ser curta, há tanto dentro dela que realmente fica a impressão que poderia se estender muito mais, e por ser muito boa, vc tb quer que ela continue pra aproveitar mais. O melhor personagem que Tolkien criou é a própria Arda, o mundo e a sua história são coisas que que são quase vivas de tão críveis dentro dessa proposta de fantasia (ou mitologia).


Alexandre.Almeida 18/09/2015minha estante
Gostaria de ver uma versão completa, assim como vocês, de Beren e Luthien e, também, da Queda de Gondolin! Seria muito bacana!


João Vitor Gallo 23/10/2015minha estante
A Queda de Gondolin foi uma das primeiras que Tolkien escreveu, poderia ter algo mais aprofundado, o problema é que ele reescrevia e reescrevia as suas histórias, tanto para adicionar algo, até detalhes geográficos, como para mudar nomes de personagens. Li recentemente Contos Inacabados e fiquei menos esperançoso de uma versão maior, acho que mesmo que existisse, haveria muitas mudanças e seria difícil ajustar todas as versões em algo único maior de o já visto no Silmarillion. Mas a esperança é a última que morre e torço para um dia acharem algum manuscrito perdido do Tolkien com alguma dessas histórias em um formato mais detalhado.




Luciano Luíz 09/08/2014

Se você leu O SILMARILLION ou CONTOS INACABADOS, sabe que lá existem fragmentos de OS FILHOS DE HÚRIN...

E a pergunta é: compensa adquirir este livro que contém a saga "completa" de Húrin?!

Sim e não.
A narrativa é a mesma dos livros citados anteriormente. É mais um trabalho de TOLKIEN que ficou inacabado.

E por isso, seu filho teve de reconstruir algumas partes. Juntar diversos manuscritos e dar um acabamento final, para que mais um livro pudesse ser lançado...

Aqui tem um pouco mais da Terra Média.
Não é nada que mude a sua vida.
Mas sim, uma aventura comum.
Onde vemos o nascimento de um herói até a sua queda...

A edição brasileira ficou bonita, com ilustrações coloridas... mas é só isso...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
comentários(0)comente



Manuella 07/07/2014

Adorável
Fiquei com o pé atrás quando comecei a lê-lo. Assim que as páginas foram avançando, fui me apaixonando com a história. Uma narrativa bem escrita e com detalhes maravilhosos (claro, tudo porque nosso amigo Tolkien é o máximo).
A história é cheia de tramas e viagens, sendo que o Túrin vai para muitos lugares ao longo da vida, conhece muitas pessoas e criaturas, e mesmo assim não desiste de vingar seu pai preso.
Adorei. Todo fã de Tolkien deve lê-lo.
comentários(0)comente



Thiago 13/06/2014

Magnifico
Simplesmente maravilhoso.
Uma grande história que engrandece ainda mais o mundo do "Senhor dos anéis". Ela é bem sombria e não possui um final feliz, mas mesmo assim é empolgante e viciante. Livro obrigatório para os fãs de fantasia e principalmente de Tolkien. Leitura nota 1000.
PS: Eu achava George R. R.Martin impiedoso com seus personagens, mas Tolkien superou-o em muito nesse livro. Sem dó nem piedade de seus personagens.
comentários(0)comente



Elessar 27/05/2014

O conto mais assustador de Tolkien
Os relatos dos personagens com o destino amaldiçoado pela sombra de Morgoth são tristes mas de grande importância para o destino da terra média...
Com a melhor organização dos manuscritos do professor Tolkien,feito por seu competente filho Christopher Tolkien, neste livro está reunida com maior riqueza de detalhes toda a trama da linhagem de Húrin e as tentativas infrutíferas de Túrin em fugir de seu próprio destino negro.
É de fato o texto mais sombrio de todos escritos pelo professor, deixando bem claro o poder de uma maldição e como o próprio orgulho, é o carrasco da inevitável sentença dos amaldiçoados.
Recomendo à todos que amam uma história fantástica densa, mas ciente de que não encontrará um final feliz ao final das páginas.
comentários(0)comente



Rafael 17/05/2014

Os Filhos de Húrin - A segunda melhor história
Os Filhos de Húrin conta a história de Neithan, Gorthol, Mormegil, Agarwaen, Thurin, Adanedhel, Túrin Turambar e Túrin, o Negro (é isso mesmo! O cara tem OITO nomes no decorrer do livro!).
Trata-se de um drama (não espere hobbits felizes no final).
A história decorre em um período de desesperança na Terra Média, onde famílias são destruídas pelos exércitos de Morgoth (esqueça Sauron).
Acredito (como mencionei no título da resenha) que seja a segunda melhor história escrita por Tolkien, ficando atrás, apenas da história de Beren e Luthien, contada em Silmarillion (O Senhor dos Anéis vem em terceiro lugar).
comentários(0)comente



winne 05/05/2014

Há três meses atrás tive a felicidade de encontrar esse livro jogado em uma biblioteca pública da minha cidade, não pensei duas vezes e peguei emprestado para ler, o livro de páginas levemente amareladas e com algumas ilustrações de paisagens lindas que fazem imaginar como seria viver naquela era. É uma leitura muito mágica. Não é um livro qualquer, ele conta como era antes do Senhor dos Anéis, no começo confesso que não fiquei muito empolgada com a leitura, mais o livro realmente me surpreendeu.

Uma historia muito mais complexa do que o Senhor dos Anéis no aspecto de interpretação pois um dos filhos de Húrin muda constantemente de nome, o que causa as vezes certa confusão no decorrer da história. O livro tem um aspecto meio sombrio e narra a trajetória trágica e amaldiçoada vida de dos irmãos filhos de Húrin, Túrin e Nienor, na verdade a história se focaliza mais a Túrin.
Depois que seu pai foi preso pelo vilão Melkor o senhor das trevas, Túrin foi mandado para a terra dos elfos para ficar a salvo, muitos anos depois Túrin cresde vai em busca de aventura na Terra Média, mas ele não tem muita sorte, na verdade ele tem má sorte, sempre acaba trazendo a desgraça a aqueles que estão ao seu lado, principalmente para sua irmã Nienor, que acaba reencontrando ela muitos anos depois.

Uma leitura intensa, mágica cheia de conflitos entre homens e elfos, anões e orcs em meio de guerras, mas também existe amor, sofrimento, dor e desgraça, faz o leitor realmente ficar preso e desejar ler mais, saber o final de cada personagem.

O responsável pela organização do livro foi o filho de Tolkien, no final do livro tem uma explicação de como foi o processo de produção.

O livro é ótimo, tem aquela fantasia que só Tolkien é capaz de criar,para fãs ou não fãs de senhor dos anéis.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



AmadosLivros 03/01/2014

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro em nosso blog! Lá também tem muitos outros livros legais!
Dê uma passadinha! Confira no link abaixo!!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/05/os-filhos-de-hurin.html
comentários(0)comente



Tania Capel 27/12/2013

J.R.R.Tolkien
Ler Tolkien é sempre uma experiência excepcional. Seus textos são gradiosos e seu universo complexo e repleto de seres mágicos. Porém, nem sempre é muito fácil, diria até que em alguns momentos e para algumas pessoas é inacessível. Confesso minha grande dificuldade em concluir O Silmarillion... venho a três anos tentando. Neste momento estou quase terminando e logo escreverei sobre ele, mas por enquanto, com o teaser de "O Hobbit" pipocando na internet e deixando os fãs da trilogia Senhor dos Anéis ansiosos por mais um filme... vou dar algumas dicas para quem ainda não se aventurou (ou teve dificuldade em se aventurar) nas linhas de Tolkien. Para entender o universo de Tolkien, certamente você deveria começar por Silmarillion, que explica a criação do mundo (uma cosmogonia da Terra Média ou, como Tolkien descreve, as lendas dos Dias Ancestrais) e os conflitos anteriores a era onde é travada a guerra de Senhor dos Anéis. Porém, descarto essa possibilidade a todos aqueles que não são nerds (rs!) e minha dica é ler do livro mais fácil para o mais complexo, ok?! Portanto, para iniciar suas aventuras no universo de Tolkien sugiro Os Filhos de Húrin, segue sinopse:

" Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte: e à sombra do temor de Angband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth sentia por eles, os filhos de Húrin, o homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin." (fonte: contracapa do livro)

Narn I Chîn Húrin (como é chamada na língua dos elfos) é uma história narrada por Barbárvore aos hobbits no segundo livro de Senhor dos Anéis. Entre os escritos deixados por Tolkien a história estava partes em verso e partes em prosa e Chistopher Tolkien fez um belo trabalho ao organizar os textos. Claro que para os fanáticos por Tolkien é facilmente indentificável os trechos que Christopher teve que reescrever, e para mim é isso que torna o livro mais acessível ao leitor, a narrativa não tão complexa. Somado a isso, as belíssimas ilustrações de Alan Lee. Ainda não está convencido? Bem, devo dizer que a história dos irmãos Tùrin e Niënor arranca lágrimas e suspiros do leitor, sem deixar de lado as tramas políticas e lutas de espadas. É de tirar o fôlego!
(escrito em 31/12/2011)
comentários(0)comente



Potterish 18/12/2013

O heroi mais trágico de Tolkien
Os filhos de Húrin, de J.R.R. Tolkien

Em eras antigas, quando o primeiro Senhor do Escuro habitava Angband, a história dps filhos de Húrin desenrola-se sob a sombra do medo de Morgoth. Húrin é um dos maiores guerreiros humanos. Aprisionado por Morgoth ao fim das batalhas das Nirnaeth Arnoediad (As Lágrimas Incontáveis), é amaldiçoado por se recusar a trair os elfos, é acorrentado a uma cadeira num alto pico e forçado a assistir a todos os males que se abateram sobre a sua própria família.

Túrin, seu filho, é mandado por sua mãe Morwen para Doriath, reino de Thingol e Melian, e pelo rei é adotado como filho. O tempo passa, sua irmã Nienor nasce e ele cresce e se torna um guerreiro temido pelos inimigos. No entanto, Túrin sempre se incomodou com o fato de sua mãe e irmã ainda estarem longe. Num acidente, causa a morte de um dos conselheiros de Thingol. Julgando-se exilado pelo rei, ele foge e a partir daí, diversos acontecimentos nefastos o acompanham. É a manifestação da maldição de Morgoth. Ele passa a viver em vários lugares e se torna temido por muitos. Tentando manter escondida a maldição, ele assume vários nomes e acaba atraindo para si o amor de Finduilas, filha do rei Orodreth. Seu segredo é revelado por Glaurung, o dragão de Morgoth, no ataque a cidade. Hipnotizado pelo olhar do dragão, ele assiste impotente a captura de Finduilas e é levado a acreditar que sua mãe e irmã estão em perigo, quando na verdade elas já estavam seguras em Doriath. Morwen e Nienor, ao saberem da destruição de Nargothrond, partem precipitadamente em busca de Túrin, mas se perdem uma da outra e sua comitiva. Glaurung, poderoso agente da maldição de seu mestre maligno, aborda Nienor e a enfeitiça. Ela perde a memória e se põe em fuga desesperada, caindo desacordada. Enquanto isso, Túrin descobre o destino de Finduilas e passa a morar em Brethil, quando adota o nome Turambar. Ele encontra no túmulo da donzela élfica sua irmã desacordada. Sem saber de seu parentesco, cuida dela e a convivência faz com que se apaixonem e casem. Quando Glaurung volta a atacar, Túrin toma sua espada e parte para matá-lo. Quando ele consegue, o sangue de Glaurung queima sua mão, e ele desmaia, mas Nienor, agora Níniel, o encontra. Nos estertores da morte, Glaurung desfaz seu feitiço e revela a verdade. Enlouquecida pelo pesar, ela se atira no abismo. Quando Túrin acorda, encontra sua mão enfaixada, e descobrindo toda a história, atira-se sobre sua espada. Tempos depois, Morwen e Húrin encontram-se pela última vez no túmulo do filho.

Uma das histórias mais trágicas da Terra-média. Mesmo sabendo que todos os acontecimentos deviam-se a uma maldição, ainda fiquei esperando para ver alguma coisa boa… quando os irmãos se apaixonam, percebi logo que minhas esperanças eram vãs. E aceitei o fato de estar lendo um conto trágico, algo que nunca foi uma das minhas preferências (para ver o poder da escrita de Tolkien). As ilustrações do livro foram mais um fator que me levaram a comprá-lo, além do fato de que, depois de terminar a leitura de O Senhor dos Anéis, andava me consumindo para ler algo novo escrito por Tolkien (sonho com o dia que será anunciada a publicação em português dos volumes da História da Terra-média). Mesmo que a história já tenha sido apresentada superficialmente n’ O Silmarillion, valeu a pena conhecer mais a fundo a vida de Túrin Turambar. Leitura muito indicada.

Resenhado por Natallie Alcantara

*Título original: The children of Húrin.
336 páginas, Editora Martins Fontes, publicado em 2009.

site: http://clubedolivro.potterish.com/2013/12/resenha-o-heroi-mais-tragico-de-tolkien/
comentários(0)comente



Jeh Pena 31/10/2013

Os filhos de Húrin com certeza devem levar o título de um dos livros mais tristes e sombrios que foram escritos por Tolkien. Os filhos de Húrin contam o destino da amada família de Húrin. E ajuda a entender mais sobre a trajetória e relação das dos Primeiros Reis humanos e suas famílias humanas e as grandes cidades Elficas.
Um livro maravilhoso, escrita e impecável e historia sublime.
comentários(0)comente



Priscilla 20/10/2013

Antes de começar a leitura, tive um pouco de receio. O último livro do Tolkien que li foi o Silmarillion e sim, eu tive dificuldades com ele. A grande quantidade de informação, datas, nomes e épocas fez que a leitura fosse cansativa, pelo menos pra mim. Então, quando peguei Os Filhos de Húrin tive medo de que acontecesse o mesmo, mas respirei aliviada ao ver que aquela leitura agradável no estilo de O Senhor dos Anéis estava de volta.

O livro conta a história de Túrin, filho de Húrin. Quem já leu O Silmarillion conheceu sua história no capítulo: De Túrin Turambar, porém neste ela é narrada com muito mais conteúdo e detalhes. Essa história, claro, acontece muito antes de O Senhor dos Anéis. Para você ter certa noção, Tuor, primo de Túrin é avô de Elrond de Valfenda.

Conhecemos a família de Húrin e sua ida para a Batalha das Lágrimas sem Conta (que só pelo nome você já sabe que deu merda) e quando ele deixa Túrin, o herdeiro, aos cuidados da mãe.

“Então ergueu Túrin no ombro e exclamou para seus homens – Que o herdeiro da casa de Hador veja a luz de vossas espadas! – E o sol reluziu em cinquenta lâminas quando estas saltaram para o alto, e o pátio ressoou com o grito de batalha dos edain do Norte: Lacho calad! Drego morn! (Fulgure a chama! Fuja a noite!)” – Pg. 54

Húrin sobrevive a batalha, mas não retorna para casa. Ele é capturado por Morgoth e então amaldiçoado. Ele ficaria preso e veria a ruína de sua família.

“Mas sobre todos os que amas, meu pensamento há de pesar como uma nuvem de perdição, e há de rebaixá-los à treva e ao desespero. Aonde quer que vão, o mal surgirá. Quando quer que falem, suas palavras hão de trazer mau conselho. O que quer que façam, há de se voltar contra eles. Hão de morrer sem esperança, amaldiçoando ao mesmo tempo a vida e a morte.” – Pag. 68

Vemos então a “perseguição” de Morgoth para com a família de Húrin. E posso dizer que esse é um livro muito trágico.

Apesar de ter gostado muito da narrativa, o livro leva quatro selos por causa do seu protagonista. Túrin é muito arrogante e orgulhoso e muitas vezes tinha vontade de dar um tapa na sua cabeça. Ele me irritou bastante algumas vezes.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2013/10/filhos-hurin-j-r-r-tolkien/
comentários(0)comente



Monica 19/09/2013

MARAVILHOSO
DÁ P LER EM 1 DIA BRINCANDO!!!
comentários(0)comente



434 encontrados | exibindo 376 a 391
1 | 2 | 3 | 26 | 27 | 28 | 29


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR